Novo Bluetooth será 2x mais rápido e terá maior alcance
O Bluetooth era considerado por muitos como uma tecnologia legacy, que garantia pouca largura de banda e que apenas era adequada para comunicações de curta distancia (inferiores a 100m). É verdade em parte! Mas este protocolo tem ganho nos últimos anos algumas características bastante interessantes, como foi o caso de permitir o acesso à Internet.
Mas já em 2016 vão chegar novas funcionalidades! Vamos conhecê-las.
As tecnologias associadas às redes sem fios são uma área que normalmente desperta sempre alguma curiosidade. Para os que pensam que a tecnologia Bluetooth não tem futuro, talvez seja a altura adequada para mudar novamente de ideias.
De acordo com um comunicado do Bluetooth SIG, a nova versão do Bluetooth garantirá 2x mais velocidade e um alcance 4x superior ao conseguido actualmente.
The range of Bluetooth Smart, set to increase up to 4x, will transform smart home and infrastructure applications, and will deliver an extended, more robust connection for full-home or outdoor use cases. A 100% increase in speed, without increasing energy consumption, will enable faster data transfers in critical applications, such as medical devices, increasing responsiveness and lowering latency.
And mesh networking will enable Bluetooth devices to connect together in networks that can cover an entire building or home, opening up home and industrial automation applications.
As novidades devem estar já incluídas numa nova versão que estará já disponível em 2016.
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso nunca achei o bluetooth um tecnologia a “morrer”. Acho que continua as ser uma boa tecnologia para realizar determinadas tarefas (nomeadamente transferir dados) sem recurso a serviço/equipamentos de terceiros.
finalmente agr posso deixar o tlm em casa e correr com o bluetooth ligado para ouvir musica
O Bluetooth e o wifi deveriam ser fundidos num só, em que dependendo da funcionalidade (som, teclados e ratos) se ligaria sob um protocolo (estilo Bluetooth), e para transmissões a alta velocidade sob outro protocolo (wifi/wifi direct), mas sendo que ao activar o Wifi estaríamos a activar ambos os protocolos. Agora com bt e wifi, assim andamos sempre dependentes de dois formatos diferentes …
Sim é não…
Por exemplo tens algumas colunas portáteis(ou transportáveis em alguns casos) bluetooth que se tivessem o modulo wifi só ia fazer com que a bateria acabasse mais depressa.
São duas tecnologias que ‘de fora’ são iguais mas funcionam de maneiras bem diferentes.
Bluetooth a morrer?
Nada disso. Pra mim qualquer telemovel tem de ter bluetooth e radio, é o minimo.
Um bom telemóvel tem rádio e envia fotos por bluetooth.
Interessante…
Já em 2002 usava o Bluetooth para colocar internet do PC no Nokia 3650 OU transmitir GPRS para o PC…
Façam publicidade e em 2016 a Apple vai dizer que inventaram isso.
Peço desculpa em 2002 era no 7650 em 2003 usava o Nokia 3650
“esquecendo” o facto do WiFi servir melhor para esse propósito, há anos que é possível usar o Bluetooth no iPhone para partilhar rede com outro dispositivo ou o inverso.
Deixa o Realista ter o seu momento de sarcasmo. É saudável e recomenda-se dentro da “dose diária recomendada” xD
Excepto para enviar fotos.
ora aí está uma coisa para a qual não se tem nenhuma alternativa a não ser usar a velocidade do bluetooth.
4x mais hipóteses de ataques a uma velocidade 2x mais rápida. hehe
Sempre a melhorar 😛
4 não, 16; 4x o alcance é 16x a área: a=pi*r^2.
Humm, acho que estamos a confundir conceitos. Bluetooth Smart (BLE) não é o mesmo que o Bluetooth normal apesar de terem nomes parecidos sendo o BLE que vai sofrer um update na norma.
O BLE é mais direccionado para a IoT sendo um protocolo low power para dispositivos com bateria limitada.
Os smartphones têm de ter HW que suporte tanto o Bluetooth normal como o BLE, coisa que se está a tornar banal nos mais recentes.
Actualmente, o BLE não serve para streaming de dados como chamadas, audio ou transferência de ficheiros devido à sua largura de banda limitada.
Penso que isto deveria estar mais claro no artigo.
Não é o mesmo que bluetooth? Desculpa mas o BLE é uma evolução do protocolo que mas os principios vêm do mesmo. O mesmo vai ser “o novo bluetooth”. Uma evolução do protocolo que pode até ter muito de novo, mas é sempre uma evolução.
Não. São dois tipos de protocolo diferentes com objectivos diferentes.
Por agora, o BLE, mesmo com 2x a largura de banda, não vai ser capaz de fazer streaming de música por exemplo.
Para mim isso faz com que seja bastante diferente do Bluetooth normal pois têm casos de uso diferentes.
Tecnologia Legacy? Isso não é verdade. Não depois da versão 4.0 (BLE).
Diogo, “era considerada”. Alguns ainda consideram actualmente…mas para o mundo dos dispositivos móveis é 5* e está cada vez melhor.
Ate k em fim