Novidades Raspberry PI: Novo Raspbian e Noobs
Foi de forma muito discreta que a fundação Raspberry informou que estão disponíveis para download uma nova versão do Raspbian (distribuição oficial da Fundação Raspberry Pi e também da na qual a distro Pipplware é baseada), e uma nova versão do instalador NOOBS.
Vamos conhecer as novidades do novo Raspbian.
Raspbian OS
O RaspbianOS é uma distribuição baseada no Debian e optimizada para o Pi. O download pode ser feito directamente do site do projecto Raspberry Pi e esta última versão traz algumas novidades interessantes das quais destacamos:
- JDK 8
- Mathematica 10Mathematica 10
- Sonic Pi 2
- Minecraft Pi pré-instalado
Além destas novidades, esta actualização da distribuição oficial traz também suporte para placas wireless BCM43143 802.11n – ver aqui. O browser oficial é agora o Epiphany - um browser optimizado para o pequeno Raspberry Pi que oferece um conjunto funcionalidades interessantes:
- Melhor suporte para HTML5
- Scrolling rápido
- Melhor interactividade durante o carregamento de páginas
- Jit (Just in Time) para Javascript
- Aceleração por Hardware para descodificação de vídeos
- Renderização 2D optimizada para ARMv6
Conheça melhor o Epiphany
Noobs
O NOOBS é um projecto que tem como principal objectivo facilitar a vida dos utilizadores que têm pela primeira vez contacto com o Raspberry Pi. Na prática, o NOOBS oferece uma interface gráfica, onde o utilizador pode escolher facilmente qual o sistema operativo a instalar no mini PC, no espaço disponível no cartão…sem complicações! O utilizador apenas deverá ter um cartão com o mínimo de 4GB e copiar o NOOBS lá para dentro.
Como novidade está agora disponível o NOOBS offline, que apenas traz o Raspbian (como forma de libertar espaço no cartão). Para instalar o Arch, Pidora, OpenELEC, RaspBMC ou RISC OS é necessário ter ligação à Internet.
Homepage: Novo Raspbian e Noobs
Este artigo tem mais de um ano
Desculpem a minha ignorância….
Qual o objetivo deste produto, eu tenho vindo a acompanhar nos últimos meses as novidades no mundo dos “equipamentos tecnológicos” aqui pela pplwere, mas nunca consegui perceber os principais objetivos destes produtos!?
Estou com a mesma dúvida. Até digo mais, para quê que ele serve?
Se me responder a pergunta “Para quê que serve um computador?” tem ai a resposta à sua pergunta
Este produto não tem um objetivo, tem dezenas de possibilidades. Desde construir um emissor de FM, a ter um sistema linux de baixo custo, pode ser um NAS, um servidor de FTP, etc…
No meu caso específico, tenho-o como media center em casa recorrendo á distribuíção Raspbmc, que na pratica é um sistema para o raspberrypi que corre o XBMC que serve sobretudo para conteudos multimedia mas que em simultâneo pode estar a servir de nas, ftp, servidor de dlna entre outras funcionalidades.
A melhor parte é o ser acessivel, e apenas necessitar de uma porta usb para ser alimentado dado o seu baixíssimo consumo energético.
Trata-se de um computador, um pouco limitado a nível de processamento, mas com a vantagem de teres os GPIO (entradas e saídas para fazer o que bem entendermos), e que custa menos de 50 euros.
Tenho um, é verdade que lhe dou pouco uso, mas não deixa de ser um brinquedo bem interessante. Normalmente é usado pelo pessoal para criar um Media Center, mas tendo em conta todas as suas potencialidades, chega mesmo a ser usado a nível industrial (o caso, por exemplo dos CTT), dado que tem um relação qualidade-preço imbatível.
Então e como se liga um monitor, teclado e rato? Onde comprar? Quanto custa?
Já tive a pesquisar sobre este produto… PORQUÊ QUE NÃO ME INFORMARAM ANTES?! 🙂
É fantástico! Bem via os artigos sobre este produto no pplware mas nunca entendia o que era…
Vou comprar com certeza!
Vais passar um bom bocado com ele 😉
Eu já comprei o meu! Estou a esfregar as mãos para o ligar a um PC e meter uns dias de férias para “nerdar” um bocado nele!!
http://inmotion.pt/blog/?p=2257