Mac Mini…
vai ter concorrente com processador Intel e ambiente Windows.
Será que vem aí um mini-duelo? A AOpen, uma marca de Taiwan, está a preparar-se para lançar um computador de pequenas dimensões semelhante ao recém lançado Mac mini.
A semelhança está longe de ser uma coincidência e não esconde três diferenças fundamentais entre as duas máquinas: o futuro computador da AOpen tem um Pentium M, corre o sistema operativo Windows e terá sido fabricado a pedido da Intel, noticia o site da revista Wired. O futuro computador deverá ser apresentado ao público na feira de informática Computex, que se realiza em Taipei, Taiwan, entre 31 de Maio e 4 de Junho.
A Intel não comentou a notícia, mas vários analistas aceitaram fazê-lo, classificando o lançamento do pequeno computador da AOpen como uma tentativa de concorrência com a elegância e o pequeno porte do Mac Mini.
Os resultados desta estratégia ainda são desconhecidos: além de ter custos de produção superiores aos do Mac Mini, o novo computador perde alguma flexibilidade e capacidade de upgrade – o maior trunfo dos PC face aos Mac - por força das pequenas dimensões.
Por outro lado, o pequeno computador pode sujeitar-se a uma ofensiva jurídica de peso, à semelhança do que aconteceu com duas companhias do Japão que produziam e comercializavam leitores de MP3 similares ao iPod.
O novo computador da AOpen deverá surgir três meses depois de a Intel apresentar ao mundo o “Concept Entertainment PC”, um pequeno computador pessoal que serviu para provar que a aliança Intel/Microsoft também é viável em máquinas mais pequenas.
Este artigo tem mais de um ano