A Intel não baixa os braços e está mais do que empenhada em mostrar a quem tem dúvidas as razões porque é líder no mercado dos processadores. E depois da sua 12ª geração Alder Lake, agora a gigante californiana está a depositar toda a sua atenção e esforço na próxima 13ª geração Raptor Lake.
Alguns testes e informações têm sido revelados, mas os dados mais recentes mostram que o modelo topo de gama Intel Core i9-13900K, da próxima linha da marca, superou todos os processadores em single-thread no PassMark.
Intel Core i9-13900K supera todos os CPUs
Há pouco tempo, um leak mostrava a possível caixa do novo processador da Intel, o Core i9-13900K, mas agora há novos dados que desvendam um pouco mais o poder de desempenho deste equipamento. Trata-se dos resultados conseguidos através da ferramenta PassMark na modalidade single-thread, onde o Intel Core i9-13900K conseguiu sem problemas chegar à liderança, batendo todos os outros CPUs.
Pela imagem abaixo constatamos que o Intel Core i9-13900K conseguiu um total de 4.833 pontos, o que é 400 pontos acima do segundo classificado, o Intel Core i9-12900KS, da atual geração Alder Lake. E para além dos vários modelos da Intel, surge também pelo meio o M2 da Apple, na 10ª posição com 4.043 pontos.
E esta já não é a primeira vez que um processador Intel atinge este feito, pois também na 11ª geração Rocket Lake, o Core i9 também foi líder, apresentando um desempenho 7% acima dos AMD Ryzen 5000. No entanto, e sem uma explicação aparente, desta vez os CPUs da AMD não surgem nesta lista.
Já nos testes em multi-threat, os resultados são um bocadinho diferentes.
Tal como os resultados mostram, o poderoso processador da empresa de Pat Gelsinger já caiu para o segundo lugar com 54.433 pontos. O primeiro lugar ficou para o CPU AMD Ryzen Threadripper 3960X que alcançou 54.789 pontos.
Espera-se que o anúncio oficial desta nova geração de processadores da Intel aconteça durante esta semana, sendo que o lançamento oficial deverá ocorrer na primeira semana de outubro.