Pplware

Intel lançou atualizações para 90% dos processadores afetados

Os problemas que recentemente descobertos nos processadores mostraram fragilidades que podem atingir qualquer hardware e que são difíceis de resolver. Espalhados por quase todos os tipos e fabricantes de processadores, estas falhas têm estado a ser corrigidas e tratadas de forma célere.

A Intel, uma das mais visadas neste processo, veio agora a público revelar mais informações sobre as suas ações e mostrar que 90% dos processadores dos últimos 5 anos já têm atualizações disponíveis e que corrigem o Meltdown e o Spectre.


A informação que a Intel hoje deu a conhecer é positiva para todos os que estão afetados pelos problemas encontrados nos seus processadores. A marca veio mostrar que está empenhada em erradicá-los e assim eliminar de vez a sua presença.

Pelas palavras de Navin Shenoy, o Vice-Presidente da Intel, a empresa já tem disponíveis as correções necessárias para tratar destes problemas em 90% dos seus processadores mais recentes, estando a continuar a trabalhar para conseguir atualizar todos os modelos.

As atualizações trazem problemas a mais processadores

Depois de terem sido identificados problemas em determinados processadores da Intel, levando a que estes reiniciassem de forma mais frequente, a marca revelou agora que este comportamento afinal está também presente nos processadores Ivy Bridge, Sandy Bridge, Skylake e até nos mais recentes Kaby Lake.

A perda de performance nos processadores Intel

Uma consequência direta destes problemas e das atualizações é a perda de performance dos processadores e dos sistemas operativos. Já várias marcas relataram os resultados das suas análises, como a Microsoft ou a Apple o fizeram, mostrando que as perdas são pouco significativas e que se manifestam mais em sistemas mais antigos.

A Intel veio agora revelar que, segundo os seus testes, a perda deverá rondar os 4%, em processadores que equipam servidores. Há casos de situações nos testes realizados onde foi identificada uma perda que ronda os 25%.

Os trabalhos para diminuir estas perdas vão continuar, em conjunto com outros parceiros, esperando a Intel entregar brevemente novo código para testes.

Novas falhas prestes a chegar?

Ainda é cedo para avaliar, até porque a informação é ainda escassa, mas pensa-se que existem novas formas de explorar estas falhas e novos vetores de ataque, também concentrados nos processadores. O registo do site Skyfallattacks e a informação nele contida prometem mais problemas.

As falhas Meltdown e Spectre ainda longe de estarem resolvidas, mas os fabricantes de processadores e os próprios sistemas operativos têm sabido proteger-se, mesmo que isso tenha no processo alguns problemas.

Tudo o que precisa saber sobre este problema

Exit mobile version