IBM desenvolve SSD de 4 terabytes!
A introdução de dispositivos SSD no mercado tem sido feita de um modo lento e gradual, muito por culpa do seu elevado preço. Contudo, a IBM quer fazer destas unidades uma aposta firme para substituir os discos convencionais HD. Para isso, está já a testar um protótipo de 4 terabytes!
Este projecto denominado Quicksilver, apresenta unidades SSD (dispositivos de memória sólida) com uma taxa de desempenho superior de 250% em relação aos discos HD mais avançados tecnologicamente. O seu consumo energético é ainda 45 % menor que os discos convencionais.
Se tudo correr como o planeado, as SSD inseridas neste projecto deverão chegar ao mercado em finais de 2009.
SSD, a evolução do HD?
As unidades SSD desde a chegada dos ultra-portáteis assumem um papel cada vez mais preponderante e dinâmico no mercado de armazenamento de dados.
Estes novos dispositivos superam os discos HD em vários aspectos:
- ausência de partes electro-mecânicas, permitindo reduzir o consumo de energia, ruídos e vibrações;
- velocidades de escrita/leitura elevadas e constantes ao longo do "disco";
- menor peso;
- maior durabilidade, resistência e menor aquecimento;
- latência 6 a 7x inferior aos discos HD (tempo decorrido entre o acesso ao disco e os efeitos perceptíveis por este);
Estes dispositivos são construídos sobre um circuito integrado semi-condutor, permitindo alto desempenho e velocidade de acesso à memória SRAM ou DRAM. As SSD podem ser divididas em dois grupos:
•MLC (multi-level cell): permite armazenar 2 bits de informação por célula, e consequentemente uma maior densidade de dados, podendo originar erros com maior frequência.Apresentam um custo e resistência menores.
•SLC (single level cell): 1 bit de informação por célula, originando menor capacidade de armazenamento.Contundo, apresentam maior durabilidade e fiabilidade de informação, sendo este tipo de SSD introduzido na maioria dos ultra-portáteis.
Interessante este vídeo produzido pela Samsung, onde demonstra algumas diferenças entre SSD e HDD: ______________________________________________________________________________________________________________
Actualmente existem já no mercado "discos" até 128 GB SDD (em breve 256 GB) a preços elevados. Tendo em conta projectos como o da IBM, será uma boa aposta para o utilizador adquirir já este tipo de dispositivo para substituir o seu disco tradicional?
Este artigo tem mais de um ano
uau!! 4TB!!! mto util.
ah, é de referir que a busca por ficheiros nos SSD não é fisica, logo, instantânea. A maioria da sua velocidade provem disso. Os dados sao descarregados do disco instantaneamente enquanto que o disco rigido roda, tem um desgaste maior, gasta mais energia, e procura os documentos fisicamente com a agulha.
Sim senhor ,Pplware sempre em cima….do assunto! Isto sim é que é serviço público.
offtopic:
http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/998217.html
@leitor assíduo
ui… isso para joguinhos… mas vao lançar em xeon, vamos aguardar pelos extreme de 6 cores para os pcs caseiros
A transmissão dos dados da memória SSD de/para a memória RAM e o processador não é instantânea.
Actualmente a velocidade dessa transmissão na generalidade dos SSD é maior (é mais demorado) do que nos melhores discos (HDD).
@ aver
Se percebi bem o teu comentário, não te esqueças que os HDD tem muitos anos de desenvolvimento, enquanto os SSD são muito recentes… Mas, também ninguém disse o contrário 😛
… acho que disse um contrasenso acima. O que queria dizer é que a transmissão SSD – RAM (ou processador) é mais demorada, logo, a velocidade de transmissão dos dados é menor, do que usando um disco.
já nada me surpreende quanto ao aumento de capacidade dos novos SSD’s….a ultima que me surpreendeu mesmo foi já a algum tempo, no dia 14 de Agosto a BitMicro disse que já consegue fabricar SSD’s de 6.5 TB!! É bastante mesmo, mas o preço também vai ser “bastante” 😀
http://tuga4all.blogspot.com/2008/08/bitmicro-diz-que-os-ssds-de-65-tb-esto.html
assim sim SSD é o futuro embora estejam apenas no seu inicio eu apostava em manter um HDD e deixar od SSD terem um pouco mais de desenvolvimento e capacidade.. bem como menor preço… depois sim substituir os discos… HDD por SSD.
meu caro admin, se eu coloquei um link direccionado á informação que mencionei era com a intençãoque os vossos visitantes tivessem acesso à mesma. mas ok, se fiz algo de mal, gostava de uma explicação plausivel sobre o sucedido. Ai talvez compreende…mas espero que seja mesmo boa 😉
“BitMicro disse que já consegue fabricar SSD’s de 6.5 TB!! É bastante mesmo, mas o preço também vai ser “bastante””
@juniorkj
claro.. nesta altura é caro mas quanto maior os discos ficam mais baratos se vão tornando os mais peqenos se é que me entendes… =)
Já agora novo favicon =D é giro! =)
Oba,
Falem-me em preços.
250GB SSD e 250GB HD?
Pah…eu nao matava ja o HD, a industria do HD vai-se sentir ameaçada e com certeza q ira insvestir bastante no desenvolvimento dos HDs.
Abraço
@Andrius
Claro que te entendo, perfeitamente meu amigo, nao disse o contrario 😀
vai cair o preço entao do HDD quando o SSD aparecer
vou logo comprar um HDD de 1TB por preço de bananas
pois entao ainda estou à espera admin 😉 diga lá por sua justiça José Gonçalves
@juniorkj
Já lá está o link para o blog, no teu comentário…
@ juniorkj
O link do seu comentário inicialmente foi retirado por uma questão administrativa relativa a publicidade nos comentários. Já está tudo resolvido e o link devidamente recolocado.
Cumprimentos
@Ricardo Ferreira
Ok obrigado Ricardo, não estava a pedir para voltarem a meter o link..eu só gostava de saber a razão da eliminação do comentário, foi feito a parte porque esqueci-me de referir o link…mas gostava de saber se existe algum tipo de regra ou não sei..que não permita a inserção de link’s direccionados a outros blogs ou coisas assim do genero, foi a primeira vez que vi isto a acontecer.
@José Gonçalves
Ok amigo, mas não fiz publicidade nenhuma, por acaso estava no meu blog como podia estar noutro sitio qualquer, entende?! não se trata de publicidade ou não!
@ juniorkj
Sim, entendo. O seu link da notícia foi retirado por um dos colaboradores do pplware, pois foi entendido como um comentário de publicidade fora do contexto. Como indiquei anteriormente, a questão já se encontra resolvida.
Cumprimentos
Isto sim é que é noticia, venham dois deles =) mas a custo reduzido hehe
cumpts
http://soupirata.net/
HI THERE YOU WANT YOU WANT 2 OF THEM GOOGLEPLIX BYTES TIMES GOOGLEPLIX SSDS THEN BLACK HOLE SSDS AT INFINT TIMES FASTER THE LIGHT SPEED I LIKE BIG NUMBERS ANY ONE WANT TOO GO BEYOUND INFINITY BYTES