Como uma alternativa face à compra em grandes quantidades das suas placas gráficas da linha GeForce RTX 30 para a mineração de criptomoedas, a Nvidia anunciou e desenvolveu os modelos CMP, destinados em exclusivo a esta atividade.
No entanto aos poucos verifica-se que este chip já começa a aparecer nalguns mercados. Agora foi a vez de uma loja na Roménia que está a vender o modelo CMP 30HX da Gigabyte pelo valor de 604 euros.
Ao longo dos últimos meses noticiámos sobre a descoberta de vários sistemas de mineração de criptomoedas. Sistemas esses muitas vezes compostos por dezenas e até centenas de placas gráficas da linha Nvidia GeForce RTx 30. Assim, esta realidade aliada à escassez de chips, fez com que os utilizadores que pretendiam um exemplar destas GPUs para jogos não o conseguissem adquirir, muito menos ao preço avançado pela fabricante.
Na ótica da empresa norte-americana, as gráficas GeForce RTX são para os gamers. E, nesse sentido anunciou então as placas CMP (Cryptocurrency Mining Processor), destinadas em exclusivo à mineração das moedas digitais.
Gigabyte Nvidia CMP 30XH à venda na Roménia por 604 euros
Recentemente foi descoberta a placa gráfica Nvidia CMP 30 HX personalizada pela Gigabyte à venda numa loja online da Roménia. Tal como nos mostra a imagem seguinte, o equipamento para mineração encontra-se à venda pelo valor de 2.975 lei, ou seja, 604 euros numa conversão direta ao câmbio atual.
Em meados do mês de março, um outro modelo CMP 30HX da Palit estava a ser vendido no Dubai por 603 euros, ou seja, menos um euro do que este na Roménia. Deste forma, podemos então inferir que estes equipamentos terão um preço a rondar os 600 euros.
A CMP 30 HX da Gigabyte, e de outras marcas, conta com uma taxa de hash de 26 MH/s para mineração Ethereum. No entanto uma das desvantagens destes modelos é que, por serem exclusivos para mineração, não podem ser revendidos para outro fim.