Pplware

Gráfica RTX 3090 da Nvidia poderá ser usada para hackear passwords

A Nvidia surpreendeu o mercado ao anunciar as suas poderosas placas gráficas GeForce RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090. As GPUs foram muito bem recebidas pelos consumidores, em especial pelos gamers.

Mas depois de alguns problemas relatados em relação à RTX 3080, parece que agora a placa gráfica RTX 3090 apresenta um ótimo desempenho para roubar passwords.


A Nvidia recheou o mercado com a sua nova gama de placas gráficas da linha RTX 30. A GeForce RTX 3080 e a RTX 3090 já foram lançadas e a RTX 3070 vai chegar apenas no dia 29 de outubro.

Mas a fabricante já passou por alguns problemas com a GPU RTX 3080. Alguns utilizadores queixaram-se de problemas como falhas e travagens na placa. A Nvidia não teceu comentários, mas a ASUS prestou esclarecimentos sobre a situação.

No entanto há agora uma curiosidade preocupante… desta vez sobre a GeForce RTX 3090, a sua placa topo de gama desta linha.

Gráfica GeForce RTX 3090 da Nvidia pode ser usada para hackear passwords

Apesar de serem potentes ferramentas para os utilizadores, as novas placas da Nvidia também podem tornar-se potenciais aliadas para fins menos apropriados.

Quando esquecemos algumas passwords, recorremos a alguns programas específicos para o efeito, como por exemplo o Passcovery.

Até aqui, tudo bem. Mas a verdade é que a última atualização do Passcovery melhorou o seu funcionamento. E isso aliado ao desempenho de uma placa gráfica RTX 3090 chegou a ser assustador.

O Passcovery Suite 20.09 foi lançado para o Microsoft Office, OpenOffice, PDR, Zip, backups de iOS e várias outras ferramentas. Com a atualização foi adicionado suporte para as GPUs da Nvidia, como a GeForce RTX 3090. Mas os resultados mostram que esta gráfica é capaz de reduzir drasticamente o tempo que é levado a conseguir descobrir passwords.

Os testes experimentais de sinais de clock entre CPU e GPU, promoveram um avanço na aceleração de GPU nas placas gráficas Nvidia quando se trata de ataques bruteforce a passwords para ficheiros Zip com criptografia clássica.

Através dos testes com a Passcovery Suite 20.09, os ataques bruteforce Zip a passwords nas GPUs Nvidia GTX 1060 foram capazes de gerar 669 milhões de passwords por segundo. Para além disso, a velocidade das pesquisas de passwords também aumentou para 30% em volumes TrueCrypt PBKDF @ / Whirlpool / AESe 4% para o Microsoft Office 2007-2019.

O Passcovery não divulga a quantidade conseguida com a RTX 3090. Mas uma vez que esta apresenta um desempenho 270% superior à GTX 1060, deduz-se facilmente a poderosa velocidade de uma situação de ataques com esta placa gráfica.

A boa notícia é que ferramentas como o Passcovery são usadas sobretudo para conseguir passwords em pastas armazenadas localmente.

Leia também:

Exit mobile version