Não é mistério nenhum para ninguém que o mercado dos componentes está a atravessar uma séria crise de escassez de stock. E um dos produtos mais afetados é, sem dúvida, as placas gráficas.
Mas, segundo as mais recentes informações, este falta de stock de GPUs poderá prolongar-se pelo menos até ao final do ano de 2021.
Se procura uma placa gráfica dos modelos mais recentes para desktop, então certamente que tem tido bastante dificuldade nesta tarefa. O mesmo acontece com os novos portáteis com os recém lançados chips gráficos da Nvidia,
O mercado das placas gráficas está de prateleiras vazias, e os modelos que vão estando disponíveis contam com um valor extremamente acima do lançado pelas marcas.
Uma das razões para esta escassez prende-se com questões de capacidade interna das fábricas, sendo que a pandemia da COVID-19 não ajudou em nada nesta dinâmica. Por outro lado, a valorização das criptomoedas levou a um crescente aumento da atividade de mineração de criptomoedas que, consequentemente, envolve a compra e utilização massiva de GPUs.
Escassez de GPUs poderá manter-se até ao final de 2021
De acordo com os últimos relatórios da rede de componentes, a escassez de placas gráficas irá durar até ao final deste ano. O motivo principal é a escassez de chips e de componentes o que, por conseguinte, levará ao contínuo a aumento dos preços destes produtos.
E como continua a aumentar também a prática de mineração das moedas digitais, os preços da placas gráficas vão manter um aumento de preço quase numa base semanal.
No que respeita à situação das fabricantes, Jeans Huang, presidente da MSI, espera que a receita consolidada da empresa atinja o nível mais alto da sua história no primeiro trimestre de 2021, permanecendo até ao segundo trimestre.
Já a Gigabyte Technology viu o seu lucro líquido aumentar 125% em comparação ao ano de 2019, conseguindo atingi 153,29 milhões de dólares em 2020. A marca está confiante de que as suas vendas no primeiro trimestre de 2021 vão manter o crescimento. Para além disso, a empresa conta com pedidos para pelo menos até ao segundo trimestre.
Por sua vez, a ASUS aumentou recentemente o preço das suas placas gráficas em 10% a 20%. E esse aumento deverá manter-se até ao segundo trimestre.