Pplware

SuperCharge – Como funciona o carregamento rápido da Huawei?

Um dos grandes problemas dos smartphones hoje em dia é a sua autonomia. Não havendo por agora evolução na tecnologia das baterias, as marcas têm apostado em acelerar o seu carregamento.

Para que os seus smartphones carregassem mais depressa, a Huawei desenvolveu a tecnologia de carregamento rápido SuperCharge. Saiba como funciona.


Se antigamente os telemóveis eram capazes de aguentar mais de uma semana sem que fosse preciso carregar, hoje em dia é muito difícil aguentar um smartphone com bateria por mais de um ou dois dias. Para os utilizadores mais intensivos, por vezes nem um dia conseguem atingir, sendo preciso fazer várias cargas durante o dia.

Enquanto a tecnologia das baterias não evolui de forma a melhorar a autonomia dos smartphones, as marcas têm apostado em caminhos alternativos para oferecer ao utilizador uma utilização mais prolongada do seu dispositivo. Para isso, tem otimizado o software para poupar o máximo de bateria possível e desenvolvido as tecnologias de carregamento rápido para que com um pequeno tempo de carga, se consiga carregar grande parte da bateria. Hoje é deste último pormenor que vamos falar.

O que é o carregamento rápido?

Quando carregamos o nosso smartphone, existe um fluxo de corrente elétrica entre o carregador (alta tensão) e a bateria (baixa tensão). Este processo pode ser comparado ao fluxo de água que corre desde uma torre de água até uma torneira. Caso queiramos aumentar a quantidade de água no fluxo, basta aumentar a pressão da água ou adicionar um tubo maior.

Com o carregamento rápido, o procedimento é idêntico. O objetivo é que o dispositivo carregue mais depressa, ou seja, que haja uma maior corrente elétrica a circular. Assim, podemos aumentar a tensão da carga ou usar uma tensão baixa e uma corrente elétrica alta.

SuperCharge – A tecnologia de carregamento rápido da Huawei

Além das tecnologias standard de carregamento rápido, existem várias marcas que desenvolvem a sua própria tecnologia deste tipo de carregamento para se assegurarem da eficácia e segurança de todo o processo.

A Huawei é uma dessas marcas, tendo apresentado no ano passado, juntamente com o Huawei Mate 9, a sua tecnologia, o SuperCharge.

Esta tecnologia utiliza um sistema de baixa tensão e alta corrente de 4.5V/5A de modo a fornecer até 22.5 W de energia. No processo, tanto o carregador como a bateria utilizam um protocolo de carga inteligente (SCP) proprietário da Huawei de forma a comunicar em todo o processo e ajustar dinamicamente a corrente. Embora este sistema forneça uma quantidade inferior de energia (abaixo dos 24 W stardard), consegue um carregamento rápido por mais tempo e a um ritmo maior.

Smartphone sempre frio, mesmo com carregamento rápido

Depois dos problemas registados com o Samsung Note7, foram vários os cuidados das marcas com as suas baterias e o aquecimento da mesma.

Geralmente, quando utilizamos o carregamento rápido, existe a tendência do smartphone sofrer um aquecimento repentino que preocupa alguns utilizadores. No caso do Supercharge da Huawei, ao contrário dos sistemas tradicionais de carregamento rápido, o dispositivo mantém-se sempre frio.

Num sistema de carregamento rápido convencional, existe uma conversão no carregador de 220 V para os 5/9/12 V do carregador, sendo posteriormente convertida essa tensão para 4.5V ou menos no conector ligado ao smartphone para carregar a bateria. No caso da tecnologia da Huawei, toda a conversão é feita no carregador, não sendo necessária qualquer conversão do lado do smartphone.

Com este processo, a Huawei consegue manter os seus smartphones sempre frios, resultando numa ligação mais segura e saudável para o dispositivo.

Carregamento rápido apenas com as condições asseguradas

De forma a assegurar que o carregamento rápido é apenas feito nas melhores condições, a Huawei implementa nos seus smartphones controladores de sobretensão, sobrecorrente e sobreaquecimento. Além disso, assegura sempre que o cabo satisfaz os requisitos para este tipo de carregamento, fazendo um carregamento normal caso estes não sejam atingidos.

Enquanto as baterias não evoluírem para outro nível, o carregamento rápido é a solução para que a experiência de utilização do utilizador não seja muito afetada por falta de bateria. Cada marca esforça-se por desenvolver a tecnologia de forma a ser o mais segura e eficiente possível. De entre as várias marcas, a Huawei é uma das que possui um dos melhores sistemas de carregamento rápido, permitindo carregar rapidamente o smartphone, sem colocar em risco a saúde da bateria.

Exit mobile version