Pplware

China: Lojas criam falso recall para depois vender as AMD Radeon RX 580 para mineração

Muito se fala na mineração de criptomoedas, pois o valor das moedas digitais está cada vez mais aliciante. Ontem, por exemplo, anunciámos que o valor do Bitcoin alcançou os 64 mil dólares. Desta forma, não é de estranhar que as pessoas façam tudo e mais alguma coisa para conseguirem então entrar neste mundo apelativo. Mas há quem vá longe de mais.

Agora a AMD deixa um aviso aos seus clientes de lojas na China que lançaram um falso recall das placas gráficas Radeon RX 580. Tal esquema tem como objetivo permitir aos comerciantes revender estas GPUs, a um preço mais baixo, para a mineração de criptomoedas.


No que respeita ao mercado de placas gráficas, não é novidade nenhuma que estamos a atravessar uma acentuada crise de escassez de stock. Um dos motivos é mesmo ao nível da capacidade dos fábricas, mas a crescente prática de mineração de criptomoedas tem também um papel significativo na falta de stock. Isto porque há consumidores e entidades a comprar uma grande quantidade de unidades de GPUs para criarem ou apetrecharem os seus sistemas de extração.

AMD alerta para esquema falso de recall de Radeon RX 580 na China

Recentemente a AMD deixou um alerta aos seus clientes de um falso esquema de recall criado por determinados comerciantes na China.

Algumas lojas chinesas apresentam-se como AMD e XFX e elaboraram um pedido de devolução dos modelos Radeon RX 580 por parte dos seus proprietários. Ou seja, os utilizadores entregam estes equipamentos que serão substituídos pelos modelos equivalentes da linha GeForce da Nvidia. Apesar de estes chips serem igualmente poderosos para jogos, não oferecem um desempenho tão bom para a mineração de criptomoedas.

Para o efeito, os comerciantes criaram uma carta falsa que dava a entender ter sido enviada pela AMD/XFX para levar os utilizadores a devolverem as suas GPUs devido a problemas de instabilidade originados por defeito de fabrico. No entanto estes problemas não existiam na verdade e, além disso, este modelo já foi descontinuado há algum tempo.

Desta forma, os comerciantes conseguiam depois revender as AMD Radeon RX 580 de 4GB e 8GB por um preço mais baixo para a prática de extração de moedas digitais. Os modelos eram então trocados pelas GeForce GTX 1050 Ti e GTX 1060 de 3GB, respetivamente. Para além disso, o recall oferecia ainda o dobro do valor pelas Radeon, caso o cliente não quisesse a troca de placas gráficas.

Pode ver de seguida exemplos dos falsos recalls destas placas gráficas por parte de alguns comerciantes chineses.

AMD vai avançar com medidas legais

De acordo com o Expreview, tanto a AMD como a XFX emitiram declarações a alertar que estes são recalls falsos e devem assim ser ignorados. Para além disso, a AMD disse ainda que vai avançar com medidas legais contra estas lojas por disseminação de informações falsas e utilização da marca AMD para o efeito.

Neste sentido, esta é mais uma situação onde há quem seja capaz de tudo e mais alguma coisa para conseguir atingir os seus objetivos. Nem que para isso tenha que passar por cima dos outros e enganar até mesmo os seus clientes.

Leia também:

Exit mobile version