Desde que a CEO Lisa Su ocupou o cargo em 2014, a AMD é uma empresa completamente diferente, para melhor. Neste sentido, a fabricante norte-americana está cada vez mais forte e uma ameaça crescente para a concorrência.
Agora, a AMD acaba de anunciar mais um projeto ambicioso ao nível do consumo energético dos seus equipamentos. Em concreto, a fabricante pretende tornar os seus processadores Epyc e as suas placas gráficas Instinct 30 vezes mais eficientes até ao ano de 2025.
Não há dúvida de que a AMD é uma das empresas da qual mais se tem falado nos últimos tempos. E praticamente todas as notícias são positivas. A fabricante norte-americana é atualmente uma das mais poderosas do segmento de chips, ao mesmo tempo que não para de inovar e surpreender.
AMD quer ter CPUs e GPUs 30x mais eficientes até 2025
A AMD anunciou nesta quarta-feira (29) mais um conjunto de planos ambiciosos para reduzir o consumo de energia relacionados com a Inteligência Artificial e com aplicações de supercomputação, onde o consumo energético tem um maior impacto.
Portanto, o projeto da fabricante liderada por Lisa Su é que entre o ano de 2020 até 2025, consiga ter processadores Epyc e placas gráficas Instinct com um consumo 30 vezes menor aos seus equivalentes existentes no mercado. Estes equipamentos pertencem à gama destinada aos servidores.
Para além disso, também se esperam melhorias ao nível do hardware para o consumidor. Neste caso em específico, os incrementos deverão sentir-se no consumo ligado aos processos de fabrico, novas arquiteturas, entre outros.
No entanto, será no segmento dos servidores que estas alterações serão mais expressivas. A AMD pretende então que esta redução energética afete aplicações de treino de IA e a Computação de Alto Desempenho (HPC). Para concretizar este objetivo, a empresa necessita de aumentar a eficiência energética de um nó de computação para uma taxa 2,5 vezes mais rápida do que a melhoria conseguida em toda a indústria ao longo dos últimos cinco anos.
Segundo a empresa:
Focada nesses segmentos importantes e na proposta de valor para empresas líderes melhorarem a sua gestão ambiental, a meta de 30x da AMD supera o desempenho de eficiência energética da indústria nestas áreas em 150% em comparação com o período anterior de cinco anos.
Pode ver o comunicado oficial da AMD aqui.