Desde há uns anos que a Huawei tem dado provas de que é uma das melhores marcas de smartphones que existe. Mais recentemente, a marca asiática ultrapassou a Apple ao tornar-se na segunda maior fabricante de smartphones que mais vende em todo o mundo.
No passado mês de junho, analisámos o Huawei P20 Lite, um smartphone que considerámos um dos melhores que existe na gama média. Hoje, após quase três meses desde que publicamos a análise, vimos mostrar-lhe porque é que este smartphone continua a ser uma ótima opção.
O Huawei P20 Lite, que se encontra no mercado por cerca de €350, apresenta-se como um equipamento de qualidade cuja experiência de utilização é bastante agradável. Aliás, a Huawei, na sua linha Lite, sempre conseguiu oferecer isso mesmo aos utilizadores.
A Huawei fez muita coisa acertada com o modelo P20 Lite. É um smartphone rápido e capaz de realizar grande parte das tarefas que o utilizador lhe propõe. Para além disso, o seu design cuidado e aprimorado distingue-o do resto da competição neste segmento de mercado.
Na nossa análise, concluímos que o Huawei P20 Lite tinha um desempenho muito bom, qualidade fotográfica ótima e um ecrã rapaz de rivalizar com alguns smartphones de topo. No que toca a aspetos menos positivos, concordamos que a bateria e a qualidade de som eram os de maior destaque.
Leia a análise completa ao Huawei P20 Lite:
De qualquer forma, existem alguns motivos que fazem do Huawei P20 uma escolha acertada para o consumidor que pretende adquirir um bom smartphone sem ter que investir muito dinheiro.
1 – Ecrã de qualidade
Normalmente, excelentes ecrãs só se costumam ver nos smartphones topo de gama, mas aquele que a Huawei colocou no modelo P20 Lite é capaz de surpreender qualquer um pela positiva. Tem uma proporção de 19:9, ocupa a parte da frente do smartphone quase toda e é bastante imersivo; sendo capaz de proporcionar uma agradável experiência durante o consumo de multimédia.
Nas mais variadas situações o ecrã do Huawei P20 Lite apresenta uma imagem muito boa, sendo capaz de rivalizar com smartphones de gama superior. Vale a pena reforçar a sua qualidade mesmo em ambientes de muita luz.
2 – Design cuidado e elegante
No ano passado, a Apple voltou a mudar o panorama geral de design dos smartphones com o iPhone X. Desde então, várias marcas têm seguido a empresa de Cupertino e a Huawei não foi exceção.
O Huawei P20 Lite conta também com o recorte em cima, onde foi colocado o leitor de reconhecimento Facial, a câmara frontal e o altifalante. Mas, ao contrário de muitas outras marcas, possui um design superior ao que a gama em que se encontra exige.
Acima de tudo, trata-se de um design cuidado, onde o detalhe e os pormenores foram tidos em conta. O sensor de impressões digitais, muito eficaz, está posicionado na parte traseira em vidro do smartphone e numa posição que acreditamos ser confortável para a maioria dos utilizadores.
No geral, o design surpreende pela positiva e continua a ser um dos melhores que encontramos na gama média de smartphones.
3 – Reconhecimento Facial é para todos
Com o Huawei P20 Lite percebe-se que a marca está a tentar apostar nas tecnologias emergentes e trazê-las para a mão de todos os utilizadores. O reconhecimento facial presente no P20 Lite é prova disso mesmo.
Este sistema é capaz de ser uma forma segura e eficaz de desbloquear e, trazê-lo para um smartphone de gama média, torna-o acessível para a maioria das pessoas que não pretendem investir num smartphone topo de gama.
O sistema de reconhecimento facial não se deixa enganar por fotografias, é rápido e de confiança. No entanto, em ambientes com menos luz, a sua eficácia diminui, demorando algum tempo a reconhecer a cara. Uma ocasião, só após a introdução do código é que foi permitido o acesso ao dispositivo.
Acima de tudo a Huawei mostra coragem ao trazer esta tecnologia a um preço acessível para o mercado. Deste modo, permanece à frente de muitos smartphones de gama média.
4 – EMUI: uma excelente interface para Android
A EMUI é a interface de utilizador baseada no sistema operativo Android que a Huawei utiliza nos seus smartphones. Acima de tudo é fácil de utilizar e bastante intuitiva, tal como muitas outras que existem no mercado. Ainda assim, a Huawei acrescentou certas funcionalidades que a tornam diferente da concorrência.
Ao longo destes meses, conseguimos colocar o Huawei P20 Lite nas mais diversas situações e que nos permitiram testar o dispositivo em ambientes diferentes. Assim, aprendemos a dar valor a certas funcionalidades que fomos descobrindo ao longo do tempo.
Uma das nossas funcionalidades preferidas foi o Huawei Phone Clone que testamos logo que possível para transferir dados de outros smartphones para o P20 Lite da Huawei. Esta funcionalidade tornou o processo de configuração mais rápido e a troca para este smartphone muito mas suave.
Quem gosta de ver fotos também vai gostar a Galeria da Huawei. É muito completa e possui imensas funcionalidades que agradam qualquer utilizador que pretenda ter as suas fotos organizadas. Para além disso, com a Galeria de fotos no Huawei P20 é possível manter as suas fotos sincronizadas entre todos os seus dispositivos.
São funcionalidades como estas que colocam o Huawei P20 Lite noutro patamar e que acrescentam valor à experiência de utilização. Apesar de algumas funcionalidades de referencia não estarem disponíveis no P20 Lite, a EMUI continua a ser uma das melhores interfaces para Android.
5 – A relação preço qualidade vence
Não restam dúvidas que o Huawei P20 Lite é um excelente smartphone e a escolha acertada para muita gente que procura um bom smartphone de gama média.
Dentro da sua gama, o Huawei P20 Lite é dos smartphones com melhor design e qualidade de construção. Para além disso, conta com o processador HiSilicon Kirin 659 da Huawei que, no geral, lhe confere rapidez e boa performance. As câmaras frontal e traseira também são um aspeto positivo deste smartphone. Dentro do esperado para esta gama, ambas conseguem boas fotografias e vídeo.
Em termos de aspetos menos positivos, temos a apontar a bateria. Na nossa análise verificamos que não conseguimos ultrapassar um dia de utilização, mesmo com eventuais atualizações de software. Mas, graças ao conector USB-C é possível recuperar rapidamente uma considerável porção de bateria.
No geral, o Huawei P20 Lite é um ótimo smartphone dentro da gama média e que não desilude. Sem dúvida, é mais um triunfo por parte da Huawei que mostra que a relação preço/qualidade existe e consegue vencer.