Pplware

Gita – a futura mala elétrica que o seguirá para todo o lado

Quando pensamos em veículos elétricos, pensamos essencialmente em meios de transporte. Carros elétricos, barcos, aviões ou camiões, são alguns dos exemplos mais populares.

Mas a evolução não para e o conceito de veículo elétrico pode ser mais abrangente. E se este fosse introduzido nas nossas malas de viagem ou nos sacos das compras? A proposta Gita, dos mesmo criadores da Vespa elétrica, vai ao encontro deste conceito. Trata-se assim de uma mala elétrica, que segue o seu proprietário para todo o lado e ajuda a levar as suas cargas.


Gita – A mala elétrica que não o vai perder de “vista”

A Piaggio Fast Forward, do Grupo Piaggio, empresa que lançou a Vespa, apresentou o seu primeiro produto de consumo, a Gita. Trata-se de um pequeno robô elétrico que segue os movimentos das pessoas e carrega as suas cargas.

Assim, estamos perante uma mala elétrica, que suporta uma carga até cerca de 18 kg. Como tal, torna-se no produto ideal para transportar as compras do supermercado, os brinquedos das crianças ou até o material de trabalho de qualquer pessoa.

Obviamente, as vantagens estão à vista. Além das pessoas se deslocarem mais livremente, ainda evitam a carga de pesos com as próprias mãos. Uma utilidade para qualquer um de nós, mas mais ainda para quem já tem problemas de mobilidade associados.

A ideia do produto foi apresentada há dois anos e, desde então, o conceito foi evoluindo e ajustado às reais necessidades. Assim, a Gita apresenta sensores visuais que têm como objetivo seguirem as pessoas. Não se tratando, no entanto, de um produto “autónomo”.

Atinge uma velocidade máxima de 10 km/h, o que é bastante, considerando a velocidade a que uma pessoa se desloca no dia-a-dia.

Segurança e privacidade

Segundo a empresa, este produto não capta quaisquer imagens das pessoas, nem é capaz de identificar os seus proprietários. Esta opção está relacionada com a privacidade e segurança de todos.

Além destas questões, a Gita apenas será capaz de se deslocar em terrenos de piso estável, como uma calçada ou estradas. Terra, areia ou neve, não serão pisos indicados para este produto. Em termos de subidas e descidas, será capaz de enfrentar ladeiras com inclinação de 16%.

Ligação ao smartphone

A Gita dispõe de Bluetooth e de uma app dedicada para smartphone. Funciona essencialmente para aceder a informações do nível de bateria, para trancar e destrancar a tampa ou para transmitir áudio.

Em duas horas, será capaz de carregar a sua bateria, na totalidade. Já em termos de autonomia, são apontadas 4 horas.

A Gita chegará a 18 de novembro, nas cores vermelho, cinza e azul. No entanto, o preço não é muito convidativo. A Gita chegará ao mercado por 3250 dólares!

Exit mobile version