Começou a ser comercializado um dispositivo que vem resolver o terrível problema das convulsões epiléticas. Da forma que foi apresentado, o dispositivo é capaz de detetar os impulsos elétricos ligados à epilepsia.
Já por várias vezes referimos que a saúde é o segmento impulsionador à adoção de dispositivos tecnológicos. Entre eles estão os smartwatch e pulseiras, que, com mecanismos de monitorização de indicadores vitais ajudam as pessoas a vigiar a sua saúde.
Dispositivos de saúde: vamos conhecer a pulseira Embrace 2
A tecnologia revolucionária da Embrace é projetada para identificar convulsões e notificar os profissionais de saúde para ajudar. Além disso, este dispositivo também fornece análise de descanso e atividade física para entender o estilo de vida do utilizador.
Este equipamento de trazer no pulso tem aprovação da FDA e adiciona à vida das pessoas o conforto de perceber quando está próxima uma compulsão. Dessa forma, permite uma reação pro-ativa. O produto usa assim algoritmos avançados de aprendizagem, permitindo identificar convulsões epiléticas e enviar alertas aos cuidadores.
Com uma bateria para 48 horas de permanente monitorização, o dispositivo é um guarda atento do circuito sanguíneo do corpo humano.
App de alerta
A coordenar tudo está o software. O Alert App envia aos seus cuidadores um SMS e um telefonema automático quando o Embrace deteta uma convulsão convulsiva. Por isso, este é um dispositivo de uso pessoal e intransmissível. Destina-se ao uso num paciente individual e não pode ser partilhado nem transferido para outra pessoa.
Assim, são compatíveis smartphones iOS e Android, que se ligam ao Embrace via Bluetooth. Além disso, este equipamento traz um sensor EDA, sensor de temperatura periférica, acelerómetro de 3 eixos e giroscópio.
Traz também uma doca de carregamento que inclui um cabo micro-USB que pode usar para ligar o dispositivo ao seu computador ou à fonte de alimentação externa. Além disso, inclui uma extensão micro-USB de 12 cm (apenas para carga, sem transferência de dados).
Preço e disponibilidade
O equipamento custa 249 dólares, cerca de 220 euros, mas tem associado um plano de assinatura que relaciona um serviço de alerta aos cuidadores. Avisa de alguma situação identificada assim como o alerta sobre a localização do utilizador, caso ele tenha ficado inanimado.