O carregamento rápido é uma característica que tem sido implementada para vários smartphones. O objetivo é permitir que a bateria dos equipamentos carreguem a uma velocidade muito superior comparativamente ao carregamento tradicional.
Mas agora, uma publicação no Twitter indica que a chinesa OPPO alertou que, apesar de ser extremamente útil, o carregamento rápido pode prejudicar a vida da bateria.
Para além do OPPO A92s, a marca chinesa também lançou recentemente o seu modelo Ace 2, alimentado pelo Snapdragon 865, um ecrã de 90Hz e impressão digital no ecrã. O smartphone traz uma bateria de 4.000 mAh, com suporte para carregamento rápido com fios de 65W e sem fios de 40W.
Mas parece que a empresa tecnológica tem algumas considerações quanto a esta funcionalidade de carga veloz.
Oppo terá alertado que o carregamento rápido de 40W degrada a bateria
Para a marca de Dongguan, em Guangdong, a tecnologia de carregamento rápido de 40W prejudica a bateria do smartphone, degradando-a para 70% da sua capacidade. Já o de 15W reduzirá essa capacidade apenas para os 90%.
As declarações foram deixadas na rede social Twitter pelo utilizador @andreif7, que terá tido essa confirmação diretamente da OPPO. No tweet também se pode ler uma dura crítica a este facto, indicando que se trata apenas de uma corrida de marketing em que cada marca procura ter os maiores números.
Oppo outright confirmed to us that their 40W degrades to 70% capacity in the same cycles 15W would to 90%. It’s all a crock of shit marketing race seeking to have the bigger numbers.
— Andrei F. (@andreif7) May 8, 2020
Talvez este aspeto possa explicar o porquê de algumas OEM (Original Equipment Manufacturer), como por exemplo a Google e a Apple, não tenham ainda apostado nas velocidades elevadas de carregamento rápido.
Aliás, para muitas fabricantes, o carregamento rápido de 15W é mais do que suficiente para a maioria das pessoas.
Resumidamente, o carregamento rápido permite que os smartphones voltem a ter a bateria completa num curto espaço de tempo. No entanto, isso poderá afetar a vida da bateria, diminuindo-a também rapidamente.
Neste sentido, sabe-se que algumas fabricantes de smartphones estão a tentar adiar esta degradação da bateria. Uma das estratégias é diminuir o carregamento da bateria após esta carregar 50% da sua capacidade.