Pplware

Análise: Xiaomi Mi 5X (Mi A1)

O novo Xiaomi Mi 5X apresenta-se como um smartphone de gama média mas com algumas características que o colocam numa posição bastante favorável na gama onde se insere. Lançado também na versão com Android “puro” da Google como o novo Android One, apelidado de Xiaomi Mi A1, desafia toda a concorrência com a sua qualidade de construção e com as capacidades da câmara dupla.

Hoje trazemos a análise completa ao Mi 5X.


A Xiaomi faz questão de ter presença em todas as gamas de smartphones, desde a entrada de gama abaixo de 100€ até aos topos de gama que competem com os melhores do mercado, passando ainda por smartphones de gama média tanto com ecrãs quase de tablets como também de tamanhos mais vulgares e equilibrados.

O Xiaomi Mi 5X é um smartphone dual-SIM de gama média construído integralmente em alumínio, com ecrã de 5,5″ FullHD. Tem o SoC Qualcomm Snapdragon 625 acompanhado de 4 GB de RAM e 64 GB (ou 32 GB) de armazenamento interno, com suporte para cartão microSD até 128 GB (no lugar do SIM 2).

Com uma bateria de 3080 mAh a alimentar o Snapdragon 625, um SoC conceituado pelo seu desempenho otimizado, promete uma autonomia acima da média.

Tem câmara dupla, com 2 sensores de 12 MP e, tal como o Xiaomi Mi 6, é capaz de criar o efeito de fundo desfocado com a ajuda da 2ª câmara, que tem um conjunto de lentes que produz zoom 2x.


Pode ver o vídeo de unboxing do Mi 5X aqui.

Mi 5X – exemplos de fotos e vídeos [323 MB]

Especificações completas

Ecrã
    IPS LCD 5,5″ (1920 x 1080 píxeis), densidade ~403 ppi
Processador
    Snapdragon 625, CPU Octa-core (8×2,0 GHz Cortex-A53)
    Adreno 506
Rede
    GSM/HSPA/LTE
Sistema operativo
    Android 7.1.1 (Nougat) com interface MIUI 8.5 (update para MIUI 9)
Memória
    64 GB armazenamento e 4 GB RAM
Câmaras
    Principal (Traseira): Dual 12 MP – 26mm, f/2.2 + 50mm, f/2.6; dual flash LED
    Secundária (Frontal): 5 MP
Dimensão e peso
    155,4 x 75,8 x 7,3 mm, 165 g
Som
    Altifalantes stereo
    Jack 3,5 mm
Conectividade
    Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
    GPS com A-GPS, GLONASS e BDS
    Bluetooth 4.2
    USB Tipo-C
    Rádio FM
Outros
    Sensores: impressões digitais, acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússola, barómetro
    LED infra-vermelhos para controlo remoto universal
Bateria
    Li-Ion 3080 mAh não removível
Preço

 

Veredicto

O Xiaomi Mi 5X revelou-se num smartphone muito bem conseguido e à altura de qualquer desafio. Apenas o SoC e a qualidade do ecrã enquadram o Mi 5X na gama média, já que as restantes especificações poderiam bem colocá-lo na gama alta.

O ecrã apresenta uma tonalidade mais desfavorecida, ao lado de um ecrã topo de gama como o do Mi 6, mas está completamente enquadrado na gama média, tal como deve.

Quanto à autonomia, não seria de esperar que a bateria fosse inferior ao Redmi Note 4X, que tem uma bateria de 4100 mAh, no entanto, a Xiaomi optou por colocar uma bateria de 3080 mAh no Mi 5X. Mas a autonomia não é 25% inferior, onde tudo indica que o processo de fabrico do ecrã, agora LTPS, abona a favor do consumo energético, conseguindo alguma poupança adicional. Assim, com (a nossa) utilização moderada, a autonomia consegue atingir os 2 dias sem necessitar de carregamento. No PCMark para Android, no teste “Work 2.0 battery life”, o resultado é de cerca de 10 horas.

Na velocidade de carregamento, com o carregador que vem incluído, infelizmente não é possível usufruir de carregamento rápido, algo que não tem acontecido com a Xiaomi. Estando a tecnologia de carregamento rápido disponível no smartphone, o carregador fornecido tem sido sempre compatível com essa tecnologia, mas tal não aconteceu desta vez. Bem, se o utilizador nunca precisar de carregamento rápido (tal como eu, que carrego diariamente à noite), então isso poderá ser um ponto a favor da vida da bateria, já que não será sujeita a tanto stress e, consequentemente, será expectável que suporte mais ciclos de carga/descarga.

Nas câmaras, o modo retrato, com efeito de fundo desfocado, está ao nível dos melhores do segmento. Não é perfeito, nenhum o é, mas é digno de ser mostrado e elogiado. Já nas fotos em ambientes de pouca luz, a qualidade é penalizada.

Se procura um bom smartphone e não quer investir tanto quanto no Xiaomi Mi 6, o Mi 5X poderá ser uma alternativa muito competente. E para quem prefere o Android “puro” da Google, tem sempre o Mi A1, igual ao Mi 5X mas com Android da Google e com suporte de mais bandas LTE, ou então pode mesmo alterar a ROM para a da Google.

O Pplware agradece à Honorbuy a cedência do smartphone Xiaomi Mi 5X para análise.

Xiaomi Mi 5X

Xiaomi Mi A1

Exit mobile version