Análise: Nokia E7
O Sistema Operativo e a Interface
Embora o sistema operativo Symbian^3 já tenha sido analisado no Nokia N8, como se pode ver aqui, vou aqui relembrar os aspectos mais relevantes deste sistema operativo móvel.
Ecrã Principal
Tal como já estamos habituados, existem no Symbian^3 três ecrãs diferentes, nos quais podem ser colocados até 6 widgets em cada um. Estes widgets poderão ter variadas funções, podendo simplesmente mostrar informações da hora e data, ou informações meteorológicas, ou mostrar um grupo favorito de contactos, as últimas mensagens de uma conta de email sincronizada no telefone, atalhos para aplicações, entre outros. O leque de widgets disponíveis para o ecrã principal é relativamente grande, havendo cada vez mais disponíveis para download na OVI Store.
Ecrã 1:
Por defeito no ecrã 1 encontra-se o widget das horas e data, e os atalhos mais relevantes, mas todo isto é completamente configurável, podendo o utilizador escolher todos os widgtes e respectiva localização entre os 3 ecrãs.
Ecrã 2:
A passagem de um ecrã para outro pode ser com o deslizar do dedo na horizontal, no sentido desejado, ou simplesmente tocando na zona inferior, ao centro (entre os botões opções e chamar), sendo que neste caso a passagem entre ecrãs se dá apenas num sentido.
Ecrã 3:
Como se pode ver na imagem acima, o ecrã principal admite duas posições, vertical e horizontal, ordenando os ícones em função da posição em que se encontra o telefone. Para configurar os widgets, ou seja, adicionar ou remover widgets do ecrã, basta tocar durante alguns segundos em qalquer zona do ecrã, passando este para modo de edição.
Ainda no ecrã principal, há uma zona dedicada às notificações e/ou configurações rápidas. Basta tocar na zona superior direita, em cima do ícone da bateria, para surgir um pequeno “balão” com as notificações, atalhos para algumas configurações, ou simples informações úteis.
Menu
O menu principal, acessível a partir do botão físico localizado abaixo do ecrã, continua com o mesmo formato, sendo já inconfundível, dando acesso para diversas funções, como contactos, mensagens, definições.
É também a partir daqui que é possível aceder às aplicações.
Uma vez dentro das aplicações, estas estão dispostas em grelha, estando presentes tanto as aplicações nativas, como as instaladas a partir da loja OVI. A deslocação no ecrã das aplicações é feita na vertical.
Teclado
Aqui também não há novidades, na vertical é apresentado o teclado T9, aquele teclado característico dos telemóveis mais antigos, ou mais simples, que num smartphone com estas características poderá já não fazer muito sentido.
Embora me tenham dado a informação de que iria sair uma actualização para permitir o teclado qwerty na vertical, e mesmo já havendo imagens a circular pela internet, não encontrei tal opção, ou pelo menos não consegui encontrar. Verifiquei que tinha a última versão do firmware, mas mesmo assim não consegui activar o teclado qwerty na vertical.
Na horizontal, também nada de novo, é apresentado um teclado qwerty, com teclas largas e espaçadas. No entanto, posso dizer que este teclado, neste telefone, será muito pouco utilizado, visto que existe um fantástico teclado físico, de longe melhor e mais confortável para escrever.
Multitask
O multitask funciona relativamente bem e, embora apresente alguns “freezes” quando estão muitas aplicações abertas, gostei da forma funciona. Bata clicar durante uns segundos no botão principal, abaixo do ecrã, e aparece a informação das aplicações que se encontram abertas, havendo um screenshot dessa mesma aplicação exactamente como foi deixada. Cada aplicação apresenta também um grande “X”, servindo este para facilmente “matar” a aplicação.
No geral, o que senti ao utilizar o Nokia E7 foi que o sistema operativo não acompanhava a qualidade do telefone. Para um smartphone deste nível, tanto a nível de características, como a nível de preço, exigia-se mais qualidade ao seu sistema operativo. Embora consiga realizar quase todas as tarefas que lhe são pedidas, a forma com as alcança, a forma como se trabalhano sistema operativo, não e a melhor, e não foi um sistema operativo que me desse prazer usar, que respondesse da forma que eu pretendia. Considero que muito trabalho terá de ser feito neste Symbian^3, ou ficará cada vez mais longe da corrida dos sistemas operativos móveis.
Índice
Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa e Hardware Página 2 – Testes: HDMI, USB e Câmara Página 3 – O Sistema Operativo e a Interface Página 4 – As aplicações Página 5 – Prós & Contras e Conclusões
« Página Anterior pág. 03/05 Página Seguinte »
Este artigo tem mais de um ano
Simplesmente excelente esta review. Mais uma vez parabéns Tiago!…Muito bom!
Muito obrigado Pedro 😀 Sempre o melhor que posso 🙂
De facto, fizeste um bom trabalho sim senhor. 😉 Prabéns
Quanto ao telemóvel é muto bom. Apenas o symbian desilude em comparação com os que já referiste!
Bom FDS
Obrigado 🙂
Sem dúvida, comparando com os outros do mercado, o symbian fica atrás… Num equipamento destes é uma pena!
uma coisa temos a certeza, são muito duraveis, tenho um tio que ainda tem e usa um nokia 9000
Estás com uma qualidade… cuidado. Para quem começou há meia dúzia de meses nesta vida…. sim senhor. Espero ansiosamente pela análise ao Galaxy S II….
Parabéns pelo trabalho. São estes trabalhos que nos destacam.
Obrigado 😀
A do Galaxy S II está-se a formar na cabeça, tenho que começar a passar para o “papel”. Mas espero conseguir uma análise ao nível desta, ou melhor 🙂
Super review!! continua…
Relativamente ao equipamento, só é pena ver um hardware destes com este SO. Esperava pelo menos já vir com o WP7.
tenho um nokia E7 que me funcionou apenas 4 meses, derepente deixou de ligar nao sei a que se deve. estou muito decepcionado, pois pensei que tinha atingido o topo.
A Nokia devia era meter o android ai dentro em vez do symbian ou o windows phone e isso sim é que era uma revolução no mercado e lucro para a nokia!
Li algures que a Nokia afirmou que não iria usar Android porque senão o mercado seria entre iOs e Android e a Nokia queria aparecer como uma terceira opção.
Quanto ao E7, o telemóvel em hardware está fantástico para um tech-lover. Mas estaremos a adiar o inevitável(Symbian)?
Este telefone com WP7 provavelmente daria à Nokia um ganho de confiança, mas como sempre, é quantidade acima de qualidade..
A ver vamos, que eu por cá vou continuar com o meu X6 de 16GB..
Tenho uma tristeza enorme pela Nokia não ter adoptado o Android há um ano pelo menos!
Em hardware a Nokia é fantástica e com design muito bom.
Enfim… vamos ver o que o futuro nos reserva…
Parece um bom telemovel, grande pena falhar o autofocus. Faz tanta diferença que chego mesmo a dizer que inutiliza praticamente o facto de ter uma câmara.
o meu boston e o meu sgs tem ambos uma câmara de 5mpx. As fotos do boston sao horriveis e as do sgs são impecaveis. A diferença é o AF.
Pena.
Sim, faz toda a diferença o AF numa máquina fotográfica. Como refiro no artigo, senti mesmo muita falta. O jeito que dá para fotografar folhas A4, data sheets e chapas de características de motores 😀
Não fica inutilizada a câmara, porque tira excelentes fotos no exterior, mas com autofocus ficava uma máquina fotográfica muito boa, e assim tem esta grande falha…
há outras diferenças possíveis entre câmaras. Não é só o AF.
Mas clarifica, não fique só por aí. Francamente neste caso, não achei que fosse muito mais, considerando a minha experiência com os 2 telemóveis que tenho. Até os mesmos programas usei (camara360 e vignette).
Desligando o AF, as fotos do SGS são em praticamente idênticas à do boston…
É isto que mete pena… Telemóveis desta qualidade e depois vem com um SO cheio de bugs e ultrapassado. Ao menos a Nokia vai começar a por Windows. Já não é mau de todo.
Parabéns pelo artigo 😉
cheio de bugs e ultrapassado? bugs? eu tenho um c7 e ainda não tive nenhum. ultrapassado? porque? por a nokia ter dito que ia deixar symbian? bugs bugs bugs tem é o android
“Esta tecnologia permite a visualização da imagem do ecrã mesmo quando exposto directamente ao sol. Embora não seja perceptível nas fotografias, é possível ver, sem qualquer problema, as imagens no ecrã no E7 quando exposto directamente aos raios solares, mostrando a eficácia da tecnologia ClearBlack.”
Pela foto que ai está, diria que essa tal tecnologia não tem eficácia quase nenhuma.
Como está no excerto que citaste, na foto não é perceptível o efeito do ClearBlack. Asseguro que é possível ler perfeitamente naquele ecrã directamente exposto ao Sol. 😉 (não deixa de ser mais difícil que em ambientes interiores, atenção).
Um simples comentário.
Desde o aparecimento do iPhone a Nokia desvalorizou 80% do valor em bolsa.
Ainda continuam a martelar no mesmo ?
Não é isto que se quer neste momento !!!
Windows 7 já antes que acabem como a Palm.
PS: Android tinha sido melhor aposta …
Cumprimentos.
um bom telemovel, não haja duvidas.
Pena é ter um sistema operativo ultrapassado Symbian já era.
Metam-lhe lá dentro o Windows phone, Android, ou iOS e aí teríamos um monstro ;)))
Mas que bela análise… relativamente ao que vi fiquei surpreendido com a qualidade dos filmes e da máquina fotográfica apesar de não ter o AF conseguem-se fotos com alguma qualidade.
Agora relativamente ao symbian… basta dizer que foi umas das razões que me levou a apostar em windows mobile e agora android… mas não deixo de usar um 2º telemovel com symbian…
E o preço? Decididamente fora do mercado. Nokia (tenho um n97) nunca mais!!
Eu gosto do Symbian. Se tivesse dinheiro acho que compraria uma maquina destas brevemente.
android ainda ta muito verde. Problemas fragmentacao, virus, crashes, e roms instaveis.
Gostei muito desta analise , os meus parabéns ! 😀
Boa máquina e boa análise. Só tenho pena é que neste e no N8 o teclado alfanumérico (T9) tenha as teclas de confirmar, setas e backspace na parte inferior. Deveria estar na parte superior como no 5800.
A análise está muito boa, no entanto, colocaram os videos HD do telemóvel, no sapo vídeos, que faz resize!!!!
É normal que o video esteja todo “pixelizado”…
Sugiro que coloquem no Youtube de forma a que seja possível ver como se comporta – na verdade – o telemóvel a filmar.
Já tinha reparado nisso também 😛
Vou ver se os passo para o Youtube, para manterem os 720p 😉
Obrigado 🙂
Mas que bela análise! Os meus sinceros parabéns Tiago Dias!
Muito Obrigado 🙂
Bem, este artigo está fantástico! Muitos parabéns, Tiago. Continua que nós cá ansiamos pelas tuas “reviews”.
Relativamente à NOKIA, aguardo ansiosamente que evolua a parceria com a MICROSOFT para que possam aproveitar finalmente toda a capacidade do hardware que detêm. Quem sabe, não assistiremos a um renascimento da NOKIA, (re)iniciando uma luta com as principais marcas actualmente.
fixe!!!!!!!!!analidse tambem ta nice, uma maqina destas oje em dia todos querem, os ultimx dos ultimx…..
então, eu tenho um nokia e7, mas ele fica piscando um led branco no botão abaixo da tela quando fica em stand by .isto eh normal?
Sim, é normal. É uma forma de mostrar notificações (se reparares quando tens SMS ou chamadas não atendidas o led pisca com maior rapidez).
É uma característica que já estava também presente, por exemplo, no Nokia E71, mas que pode ser desactivada facilmente nas opções.
Obrigado pelo review, explicaste a sensação que tive quando da compra do telemovel, mas após a actualização do softwere de 3 para anna o telefone comporta-se de outra forma e já consegue gerir até 7 aplicações abertas sem crashes
analise nokia e7
https://pplware.sapo.pt/gadgets/analise-nokia-e7/