A Amazon, num evento que decorreu na semana passada, apresentou uma diversificada gama de hardware. Estes dispositivos, que têm uma tecnologia nova de comunicação wireless, estão agora a ser postos em causa por permitirem à Amazon saber a localização dos utilizadores mesmo quando estes não estão a usar os seus produtos e serviços.
A marca ainda não se pronunciou sobre o caso, mas a verdade é que a tecnologia permite que tal seja possível. Será que estamos perante uma nova Google?
A Amazon tem sido uma das empresas que mais tem crescido em todo o mundo. Inicialmente dedicada ao e-commerce, hoje em dia a sua área de abrangência é bem maior. Atualmente a empresa tem uma divisão de hardware que desenvolve uma panóplia de dispositivos e gadgets. Na semana passada, essa gama de produtos cresceu bastante.
A empresa realizou um evento onde apresentou um conjunto de novos produtos que abrangem vários segmentos de mercado. Entre os quais, estão os Echo Buds. Todavia, o Amazon Sidewalk foi também apresentado. Este novo protocolo de rede wireless é uma alternativa às tecnologias atuais, usando o espetro dos 900 MHz. Basicamente, este novo protocolo vai permitir a comunicação entre dispositivos, algo que não é novo, mas que cria uma rede mesh.
A tecnologia de comunicação da gigante tecnológica, acoplada à sua nova gama de produtos que recorrem à mesma – como os routers eero – podem estar na origem de problemas de privacidade para os utilizadores. A rede mesh criada permite uma partilha de dados e informação sem limites, sendo que o router eero é essencial na recolha desses dados.
Mesmo que não esteja ligado a uma rede de um router da Amazon, este dispositivo consegue recolher algumas informações… Entre as quais destaca-se o Endereço MAC! Este endereço é único de cada dispositivo. Caso a Amazon saiba o Endereço MAC dos seus dispositivos – e tal é possível, por exemplo, ao criar uma conta na Amazon para realizar compras – facilmente consegue saber que aquele dispositivo lhe pertence e determinar assim a sua localização.
Para além disso, a empresa deu a conhecer o alcance desta nova tecnologia de comunicação… Com apenas 700 dispositivos conectados, é possível cobrir toda a área metropolitana da cidade de Los Angeles!
Fomos ao Ring HQ testar alguns dispositivos e perguntámos à equipa quanto tempo levaria para colocar uma rede Amazon Sidewalk em funcionamento. Enviámos 700 dispositivos para funcionários, amigos e familiares e, três semanas depois, tivemos a área metropolitana de LA – a segunda maior cidade dos EUA – completamente coberta. Por ter sobreposição e alcance tão bons, é possível obter uma ótima cobertura.
I’m freaking out about this Amazon Sidewalk mesh network stuff. Here’s why:
1. Amazon is pushing WiFi so you have to send all your traffic through their access points. W/e, no surprises there. But did you know they can track you even if you’re not logged onto their network? https://t.co/F5pJNsFiT7
— Liz O'Sullivan 👾 (@lizjosullivan) September 26, 2019
Esta realidade não é nova, mas neste caso é particularmente preocupante por estar associada a uma gigante tecnológica. No passado já vimos empresas tecnológicas, como o Facebook, que não souberam lidar de forma correta com os poderosos dados que têm e prejudicaram assim os seus utilizadores.