Pplware

5 coisas que deve saber sobre o Huawei Mate 20 Pro em dia de lançamento em Portugal

Hoje, 31 de outubro, foi o dia escolhido pela Huawei para colocar no mercado nacional o seu novo topo de gama, o Huawei Mate 20 Pro.

Este tem sido o meu smartphone pessoal e tem suscitado a curiosidade de muita gente principalmente pelo seu design. Antecipando um pouco daquilo que será a análise completa ao Mate 20 Pro, hoje tenho 5 coisas para lhe contar.


1 – O Android com melhor desempenho no Pplware

O Huawei Mate 20 Pro vem equipado com o processador Kirin 980, desenvolvido pela marca. Sobre este processador já muito foi escrito, inclusive, participámos no seu evento de apresentação.

Essencialmente, destaca-se pela sua construção de 7nm e pelos seus novos núcleos Cortex-A76, que são 75% mais poderoso e 58% mais eficientes no consumo energético, face à geração anterior. O Kirin 980 conta com 2+2+4 núcleos – 2 Big (cortex A76), 2 midlle (cortex A76) e 4 small (cortex A55), que vão ser chamados para processamento consoante as necessidades de performance.

Mais sobre o Kirin 980 pode ser lido aqui.

Na realidade, o Huawei Mate 20 Pro é o smartphone Huawei em que mais se notou fluidez e gestão de recursos real. Em comparação com outros de topo a velocidade na execução da tarefas não é perceptível, estamos num nível em que tudo o que é bom é extraordinariamente rápido. Mas fizemos testes de benchmarck e neste caso os resultados não deixam dúvidas.

O Mate 20 Pro foi o smartphone Android, testado no Pplware, que obteve a pontuação mais elevada.

2 – Não suporta cartão microSD… suporta cartão NM Card

A tendência de tornar tudo mais pequeno fisicamente mas maior em capacidade continua. Neste contexto, a Huawei criou o primeiro nano cartão de memória, o NM Card, 45% mais pequeno que o cartão microSD, lançado há 15 anos.

Este novo cartão de memória de tamanho reduzido tem capacidade para 256 GB e escreve a uma velocidade de 90MB/s.

No Mate 20 Pro o cartão de memória partilha a mesma ranhura que o cartão nanoSIM, também ela colocada numa nova posição no smartphone, na lateral de baixo, junto à porta USB Tipo-C.

3 – Mantenha o seu “equilíbrio digital”

O Android 9 trouxe ao utilizador a possibilidade de controlar melhor o tempo que passa agarrado ao smartphone e a algumas aplicações em concreto. No Mate 20 Pro há uma otimização deste recurso do Android, evidentemente, adaptando-se à realidade da interface EMUI.

Nas definições do smartphone, o utilizador irá então encontrar o “Equilíbrio digital” onde poderá perceber quantas horas teve o smartphone ligado e onde poderá definir tempos de utilização razoável, limitar o tempo de utilização de várias aplicações e assim, não só diminuir o tempo que passa ao smartphone, mas também tomar consciência de que se calhar está a passar demasiado tempo agarrado ao Facabook ou ao Youtube.

4 – Carrega mesmo 70% da bateria em meia hora!

Ao nível da bateria o Mate 20 Pro é surpreendente. Tempos de carregamento, autonomia, opções extra… Tudo. O melhor ainda é ver que a marca não ludibriou números na apresentação do smartphone ao dizer que este carregava 70 % em apenas meia hora. Este foi exatemente o valor que obtivemos ao carregá-lo depois de uma descarga completa. Além disso, ainda carrega na sua totalidade em apenas 1 hora e estamos a falar de uma bateria de 4200 mAh.

A sua autonomia é também muito boa, no teste elaborado com a app PCMark, atingiu um valor de 10 horas e 18 minutos o que se traduz, na prática, em chegar ao fim do dia quase sempre com mais de 50% de bateria.

Além disso, esta bateria ainda suporta carregamento sem fios e faz carregamento inverso, ou seja carrega outros dispositivos sem fios, funcionalidade que funciona perfeitamente.

5 – Já está disponível em Portugal

O Mate 20 Pro ficou hoje disponível no mercado nacional, nas versões de 6 GB + 128 GB de armazenamento interno, pelo preço recomendado de 1049,99 €, nas cores Preto, Azul Meia-Noite e Twilight, a cor que está a fazer sucesso junto das pessoas com quem me cruzo :).

Ainda há muito mais para falar sobre o Mate 20 Pro e, em breve, iremos trazer-lhe a análise completa.

Huawei Mate 20 Pro

Exit mobile version