Evento Linux 2016 acontece a 29 de Setembro, em Lisboa
A 14ª edição anual do ‘Evento Linux’ em Portugal vai ter lugar a 29 de Setembro, em Lisboa. O anúncio é feito pelo Comité de Organização da iniciativa que, também este ano, vai dar a conhecer uma nova designação e formato: Open Source Lisbon, um evento de dia inteiro dirigido a gestores de negócio e a entusiastas da tecnologia, com interesse em tudo o que se relaciona com software de código aberto e formas inovadoras de fazer negócio com recurso às Tecnologias de Informação.
O Pplware é Media Partner e irá também fazer uma apresentação.
Com organização a cargo da Syone SBS Software S.A. e co-organização da Caixa Mágica, o ‘Open Source Lisbon’ capitaliza sobre o sucesso de 13 edições consecutivas de ‘Evento Linux’ em Portugal, no ano em que se marcam 25 anos sobre a primeira release de Linux kernel por Linus Torvalds.
A realizar no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, o evento cujo programa será anunciado em www.opensourcelisbon.com terá entrada livre e será composto por uma manhã de talks vocacionadas para visão estratégica de negócio (#openbusiness) e uma tarde de apresentações de cariz técnico e funcional, à luz daquilo que o ‘Evento Linux’ sempre ofereceu à comunidade.
Para o Diretor Geral da Syone, Eduardo Taborda
O Open Source Lisbon representa a evolução natural sobre o sucesso que o ‘Evento Linux’ alcançou nos últimos 13 anos; sentimos que estavam cumpridos os objetivos iniciais da organização e que estava na altura de redesenhar os moldes do evento para uma nova abordagem, mais orientada aos conceitos, soluções e formas inovadoras de criar valor no mundo empresarial, cada vez mais assente em serviços de IT
Vamos fazê-lo trazendo ao evento vários ‘case-study’ de sucesso, seja a nível da implementação de soluções Open Source ‘state of the art’ ou na abordagem disruptiva e inovadora nas formas de fazer negócio, ao longo de um dia de apresentações que prevê simultaneamente uma oportunidade única de networking com alguns dos maiores players do mercado nacional e internacional”.
Nomes já confirmados...
Com 10 anos de experiência em empresas como a Ericsson e a TomTom, Bozhidar Bozhanov, blogger técnico (http://techblog.bozho.net), engenheiro sénior de software e advisor do Conselho de Ministros da Bulgária para os assuntos de e-government, e-identification e open data, é um dos principais responsáveis pelo Electronic Governance Act - ou Open Source Act - recentemente passado a lei no país. Pela 1ª vez em Portugal, Bozhanov abordará as deficiências das implementações fechadas, responderá aos desafios levantados pela abertura de software escrito para um governo central e apontará caminhos para que outros países (e empresas) sigam o rasto da experiência búlgara.
José Fontainhas é project manager (Observador, Fundação Calouste Gulbenkian), senior developer, organizador de WordCamps e um dos co-fundadores da Comunidade Portuguesa de WordPress. Levará ao Evento Linux 2016/Open Source Lisbon uma talk técnico-funcional sobre o sistema de gestão de conteúdo usado para criar e manter sites, blogues e aplicações, com desenvolvimento em Open Source por centenas de voluntários de todo o mundo e usado diariamente por mais de 60 milhões de pessoas em mais de 140 idiomas.
Também confirmado está Sérgio Silva, perito em ciber-segurança e responsável pela gestão dos sistemas de informação do Conselho Superior de Magistratura, órgão do sistema judicial português conhecido tanto pela exigência de requisitos tecnológicos – nomeadamente de segurança – como pelas boas práticas assentes em código aberto.
Para consultar toda a informação do evento basta que aceda ao site oficial do mesmo aqui ou através da página de facebook aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Fixe, fixe era terem alguma coisa à cerca de gaming em Linux.
Meu caro, este é um evento para gestores e não para geeks.
Linux tem um mercado pessoal anedótico, com atitudes de “mania” dessas não ajudas em nada a melhorar. “Obrigado”.
Já agora, os geeks de hoje, são os sysadmins e gestores que trabalhem em Linux amanhã…
“os geeks de hoje, são os sysadmins e gestores que trabalhem em Linux amanhã”
Muito boa esta tua frase, parabéns! 😉
@Pedro Oliveira
Nos dias de hoje ter uma visão dessas nota que estás fora da realidade.
Desde o meu inicio nestas lides, há muitos, muitos anos, habituei-me a ver os gestores menos burros e os de maior sucesso a quererem aprender com os geeks. Não me parece ser sinal de inteligência fazer uma mudança agora.
Concordo plenamente. Isto nem sequer é um evento técnico.
Quanto ao gamming, também nao me parece o melhor local, ainda mais em Portugal.
Pena é ser sempre num dia de semana, pelo que não poderei ir…