As criptomoedas e moedas digitais são assuntos controversos que causam geralmente polémica entre os utilizadores. Não há opiniões de todo unânimes sobre este tema, e os argumentos de cada um dos lados são significativamente fortes. Mas, ainda assim, alguns países já criaram ou estão em fase de desenvolvimento da sua moeda digital. Sendo que esta é também uma forma de inovar e adaptar o sistema financeiro às tecnologias mais recentes.
Desta forma, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se considera que Portugal também deveria ter a sua própria moeda digital. Participe!
Portugal deveria ter a sua própria moeda digital?
Muito se tem falado e escrito sobre as criptomoedas. Apesar de este ainda ser um tema sobre o qual uma grande fatia da população não tem informação, já divide opiniões.
Por um lado há quem defenda que se trata de uma evolução natural onde o objetivo é tornar o sistema financeiro mais adaptado às inovações tecnológicas existentes, dando assim mais liberdade financeira às pessoas. No entanto há também quem veja o sistema e a dinâmica das criptomoedas com bastante ceticismo e com a expetativa de que, mais cedo ou mais tarde, esta ‘bolha’ rebente e leve consigo milhares de pessoas para uma situação económica complicada.
Por sua vez, muitos países, na tentativa de se adaptarem ao mundo moderno, estão a criar a sua própria moeda digital. A China, por exemplo, já tem o seu yuan digital e, de acordo com as últimas notícias, os testes a esta moeda já movimentaram 5,3 mil milhões de dólares. Mais recentemente também a Nigéria anunciou que vai criar a sua moeda digital, designada eNaira.
Desta forma, queremos então que nos diga se Portugal deveria ter a sua própria moeda digital.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.