Muitas pessoas já estão habituadas a ouvir falar de criptomoedas, dinheiro digital, criptoativos, entre outros conceitos. No entanto, tudo parece ainda estar longe de uma aplicação e integração na rotina do dia a dia, fazendo apenas parte de um nicho de mercado. Mas será que é mesmo assim?
Segundo as últimas informações, a empresa Nexo e a Mastercard uniram-se para criarem agora o seu primeiro cartão de pagamentos com criptoativos que será inicialmente lançado nalguns países da Europa.
Nexo e Mastercard criam o seu primeiro cartão com criptoativos
A empresa credora de criptomoedas Nexo anunciou que se uniu à popular empresa de pagamentos Mastercard e juntas lançaram nesta quarta-feira (13) aquele que designam como sendo o primeiro cartão de pagamento, da área económica europeia, que suporta criptoativos.
Segundo a Nexo, numa primeira fase o cartão vai ficar disponível para alguns países europeus selecionados. O cartão vai então permitir que os utilizadores gastem sem necessidade de vender os seus ativos digitais, como os Bitcoins, que são depois usados como forma de garantia para aprovar o crédito concedido.
Este cartão está ligado a uma linha de crédito de criptos fornecida pela Nexo e que pode ser usada em 92 milhões de comerciantes em todo o mundo onde também o Mastercard é aceite. Desta forma, segundo a credora, a novidade permite que os investidores gastem até 90% do valor dos ativos digitais que constam nas suas carteiras. Segundo a Nexo:
O cartão não exige pagamentos mínimos, mensalidades ou taxas de inatividade. Não há taxas de câmbio para até 20.000 euros por mês.
Não há restrições e limites sobre quanto cada cliente poderá gastar na linha de crédito aberta, sendo que os juros são aplicados apenas sobre o valor do crédito efetivamente usado.
Raj Dhamodharan, chefe de produtos e parcerias de criptomoedas e blockchain da Mastercard, afirmou que:
A Mastercard reconhece que os ativos digitais estão a revolucionar o cenário financeiro.
O cartão surge assim numa altura em que cada vez mais se fala nas criptomoedas, contribuindo para o crescimento da sua popularidade, e em que muitas empresas se têm adaptado a esta nova realidade, como a própria Mastercard que passou a suportar o pagamento com criptomoedas no ano passado.