As criptomoedas são um dos temas mais quentes atualmente no segmento tecnológico. Mas se muitos veem os seus benefícios, outros há que olham com cautela e apreensão para o aumento de valor das moedas digitais.
Nesse sentido, os novos planos do presidente norte-americano, Joe Biden, pretendem que as pessoas e as empresas declarem as transações realizadas com criptomoedas superiores a 10 mil dólares.
Todos os dias temos novidades do mercado das criptomoedas. Desde as já recorrentes oscilações de valor, até a novas moedas digitais que começam a cativar a atenção dos utilizadores, como a Chia e a ICP. Mas também muitas linhas são escritas sobre o travão e condicionamentos que vários países aplicam a este mercado.
EUA quer declaradas as transações acima de 10 mil dólares em criptomoedas
De acordo com a nova proposta fiscal de Joe Biden, as pessoas e as empresas serão obrigadas a declarar as transações efetuadas em criptomoedas que sejam superiores a 10 mil dólares.
O Tesouro dos EUA divulgou nesta quinta-feira (20) um relatório com as novas propostas de declarações no país. E uma das alterações propostas é então que sejam declaradas as transações acima de 10.000 dólares em moedas digitais. O objetivo é ajudar assim no combate à evasão fiscal e a crimes financeiros.
Segundo o relatório do Tesouro,
As criptomoedas já representam um problema significativo de deteção ao facilitar significativamente a atividade ilegal, incluindo a evasão fiscal. É por isso que a proposta do presidente inclui recursos adicionais para o IRS lidar com o crescimento dos ativos digitais.
Dentro do contexto do novo regime de declarações financeiras, as exchanges de criptomoedas e criptoativos e serviços de pagamentos relacionados também serão incluídos.
Além disso, tal como acontece com as transações em dinheiro, empresas que recebam ativos digitais com um valor superior a US$ 10.000 também devem declarar essa movimentação.
Estas propostas fazem assim parte do plano da administração de Biden para “aumentar a receita, melhorar a eficiência e construir um sistema tributário mais justo”.
Caso esta proposta seja aprovada, os cidadãos e empresas norte-americanos terão que começar a declarar estas transações com criptomoedas ao Internal Revenue Service (IRS).