Segundo as mais recentes informações, a China lançou recentemente uma aplicação para iPhone e Android de uma carteira para o seu yuan digital.
Para já, a app ainda está apenas disponível numa versão de testes, mas vai então permitir que os utilizadores consigam guardar e pagar por produtos e serviços com esta moeda digital.
China lança carteira de yuan digital para iPhone e Android
As moedas digitais estão cada vez mais ‘na moda’, sendo que muitos países se tentam ajustar para gradualmente introduzirem esta tecnologia na dinâmica do seu sistema financeiro.
Segundo as mais recentes notícias, a China lançou agora uma app para iPhone e Android que se caracteriza como uma carteira da sua moeda yuan digital. Com esta novidade, os utilizadores vão poder guardar e pagar pelos seus produtos e serviços apenas com a moeda digital.
De acordo com os detalhes revelados, a moeda digital yuan, suportada pela app, foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa de Moeda Digital da China. Esta moeda tem então como objetivo ser um substituto das notas e moedas chinesas, segundo o que revelou o South China Morning Post (SCMP) nesta terça-feira, dia 4 de janeiro.
Antes deste anúncio, a app designada e-CNY, que é gratuita, apenas estava disponível através de links privados. Mas agora está aberta para instalação nos dispositivos móveis da população.
Contudo, os novos registos para este serviço apenas são permitidos nas cidades chinesas onde os testes do yuan digital estão a ser feitos como Shenzhen, Suzhou, Xiongan, Chengdu, Xangai, Hainan, Changsha, Xian, Qingdao e Dalian. É também possível nos locais onde vão decorrer os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim de 2022, que estão agendados para começar no próximo mês de fevereiro.
Segundo os dados, até outubro de 2021 cerca de 140 milhões de residentes na China já tinham aberto uma conta na carteira para yuan digital. Para além disso, o serviço acumulou 62 mil milhões de yuans em transações, cerca de 8 mil milhões de euros.
Por outro lado, muitos parecem ainda preferir os serviços do género mais populares, como AliPay e WeChatPay. E para incentivar a população, as autoridades chinesas têm atribuído yuans digitais através de lotarias.