Surgia, em 2013, como uma piada às moedas criptográficas da altura. No entanto, a piada começou a render e a Dogecoin possui, agora, uma vasta comunidade online. A imagem que a caracteriza é de um sorridente, e aparentemente valioso, Shiba Inu.
Valioso, porque, na sexta-feira, foi vendido por 4 milhões de dólares como uma NFT.
Imagem do Shiba Inu vendida por $4 milhões
Na sexta-feira, a icónica figura que acompanha a Dogecoin desde 2013 foi vendida pela módica quantia de 4 milhões de dólares. Aliás, o novo dono da imagem, identificado no Twitter como @PleasrDAO, possui agora uma non-fungible token, que lhe garante a unicidade do conteúdo comprado.
Tratando-se de uma aparente piada, o comprador pagou através da moeda criptográfica Ethereum, valendo a imagem da Dogecoin 1.696,9 moedas. A venda aconteceu no site de leilões digitais Zora, e demorou apenas três dias a acontecer.
O dinheiro pelo qual a imagem da Dogecoin foi vendida será entregue ao professor japonês Atsuko Sato. Este que é o dono do verdadeiro Shiba Inu que dá cara ao meme.
Popularidade da Dogecoin e das NFT
A cara da Dogecoin tem sido popular uma figura popular em diversos canais online, como Reddit e o Tumblr, desde o início de 2010. No entanto, foi a moeda criptográfica que a fez atingir a popularidade que tem hoje.
Aliás, foi por ser mencionada por magnatas, como Elon Musk e Mark Cuban, que a moeda explodiu. O primeiro divulgou-a no Twitter e fez várias piadas envolvendo-a, ao passo que o segundo mandou a sua equipa desportiva The Dallas Mavericks aceitar a moeda criptográfica como pagamento.
A par da popularidade da Dogecoin, também a das NFT disparou este ano. Recorde-se que, por exemplo, o primeiro tweet escrito pelo cofundador do Twitter, Jack Dorsey, foi vendido por 3 milhões de dólares. Mais do que isso, a Gamestop anunciou que que está a construir uma equipa para um projeto de NFT.
Leia também: