Pplware

Virgin Orbit conseguiu! Já envia satélites para o espaço a partir de um avião

A corrida para o Espaço está ao rubro. Se a SpaceX parece estar no comando, há muitas empresas apostadas nesta nova área, com propostas alternativas. Estas estão ainda em fase de testes, mas prometem muito para o futuro.

Com muita expetativa a Virgin Orbit tinha um teste muito importante a decorrer. A sua proposta é lançar satélites para o espaço a partir de um avião e agora já o conseguiu. O seu mais recente teste decorreu com sucesso completo.


Forma diferente de lançar satélites para o Espaço

Apesar de estarem mais atrasados que o resto dos concorrentes, a Virgin Orbit tem planos bem definidos para o futuro. A empresa de Richard Branson tem uma abordagem completamente diferente e aparentemente esta é também capaz de atingir o espaço.

Em vez de usar os foguetões de maiores dimensões, a Virgin Orbit resolveu recorrer ao seu LauncherOne. Este é um foguete que é colocado sob a asa do Cosmic Girl, um Boeing 747 modificado e preparado para a primeira parte do trajeto.

Virgin Orbit conseguiu sucesso com o LauncherOne

Depois do LauncherOne se separar, cada um dos elementos segue o seu caminho. Este sobe para o espaço para fazer o lançamento da sua carga e o 747 regressa ao solo. Rapidamente pode ser recarregado e fazer um novo lançamento.

O teste deste fim de semana procurava validar não apenas este conceito. Queria mostrar que esta é uma alternativa viável e que poderá ser uma forma de colocar satélites de menores dimensões no espaço.

Tudo é feito a partir de um avião

Do que foi mostrado, e pode ser visto no vídeo acima, este foi um sucesso. À hora prevista a separação foi realizada e o LauncherOne subiu para realizar a entrega da sua carga.

Curiosamente, esta era uma carga real e os satélites presentes eram da NASA e de algumas universidades norte-americanas. Desta forma, os custos podem ser reduzidos, em especial nos casos de satélites menores.

Está provado que será um sucesso no futuro

Apesar deste sucesso, falta ainda uma parte final que fica a cargo do LauncherOne. Este terá ainda de fazer a colocação dos satélites em órbita, algo que deverá também ser um sucesso.

Esta forma diferente de lançar satélites tem também o apoio e o financiamento da NASA. Cada vez mais existem formas de colocar material no Espaço, reanimando a corrida para este objetivo. A SpaceX domina, mas há muitas outras a trabalhar nesta meta, com muito sucesso.

Exit mobile version