Pplware

SpaceX faz hoje história ao levar a missão Crew-1 até à estação espacial Internacional

Em maio passado, a SpaceX levou os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley numa missão histórica à Estação Espacial Internacional. Assim, ficou registada a primeira vez que uma empresa privada colocava astronautas em órbita. Contudo, a missão foi fundamentalmente um voo de teste para provar que a cápsula Crew Dragon da SpaceX era segura para ocupantes humanos.

Hoje, o voo oficial fará história se a Crew-1 partir às 19h27 de Cabo Canaveral, 00h27 em Lisboa. Para já as previsões mantêm-se positivas, com 50% de possibilidades de sucesso.


Crew-1 da SpaceX está certificada para voar até à ISS

Depois de chegarem à Estação Espacial Internacional (ISS) em maio, Behnken e Hurley pousaram com segurança no Oceano Atlântico em agosto, após uma estadia de dois meses na ISS.

Desde então, os engenheiros da NASA reviram os dados da missão e na terça-feira certificaram a SpaceX para iniciar voos regulares com tripulação até à ISS como parte operacional do programa de voo espacial humano da agência. Tudo começa neste fim de semana.

Se o voo não for adiado de novo, pelas 19h27 de Cabo Canaveral, 00h27 em Lisboa, partirá em direção à ISS quatro astronautas para a sua missão Crew-1.

São eles Shannon Walker, Victor Glover e Michael Hopkins a voar pela NASA e Soichi Noguchi a voar pela Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa. Com exceção de Glover, todos os astronautas já estiveram na ISS, mas esta será a missão mais longa que qualquer um deles já voou.

Após uma rápida viagem de oito horas e meia até a estação espacial, a tripulação passará seis meses em órbita.

A cápsula Crew-1 será transportada pelo foguetão Falcon 9, equipado com os poderosos motores Merlin, ambos da SpaceX.

Assim, se de facto for realizado, poderá acompanhar tudo em direto pela transmissão da NASA:

Exit mobile version