Pplware

Sonda Espacial New Horizons tira a foto mais distante da Terra

O Espaço está repleto de mistérios e de lugares que somos incapazes de imaginar, mas graças à tecnologia que temos atualmente à nossa disposição, somos capazes de ir mais longe e ver, através de equipamentos criados por nós, como são esses lugares que se encontram tão distantes de nós.

A sonda Espacial da NASA, New Horizons, acabou de fazer história capturando uma fotografia muito especial. Não é especial por aquilo que nos mostra, muito pelo contrário. É especial, porque nunca foi tirada uma fotografia num lugar tão longe da Terra.


Um recorde quebrado…

A sonda New Horizons foi a primeira sonda da NASA a passar por Plutão e continua a viajar em direção aos limites do nosso Sistema Solar. No final do ano passado esta sonda Espacial quebrou um recorde com cerca de 28 anos.

O último recorde pertencia à sonda Espacial Voyager 1 que, a 14 de fevereiro de 1990, conseguiu capturar uma fotografia do nosso planeta num lugar a cerca de 6035040000 km de distância. A imagem conhecida por “Pale Blue Dot” foi a última imagem alguma vez capturada pela sonda Voyager 1 antes de as suas câmaras terem sido desligadas.

Este feito permaneceu sem ser quebrado durante quase 3 décadas até que no dia 5 de dezembro do ano passado, a sonda New Horizons capturou uma fotografia de uma nuvem de estrelas quando se encontrava a cerca de 6099413760 km da Terra.

No entanto, este recorde não ficaria sem ser quebrado durante muito tempo quando, passadas duas horas, recebemos fotos de dois corpos celestes localizados na cintura de Kuiper, que é uma zona onde se encontram objetos gelados no limiar do nosso Sistema Solar, e onde a sonda New Horizons está agora a passar.


Mas vamos receber mais fotos…

A sonda New Horizons está agora a dirigir-se em direção a uma rocha gelada para lá de Plutão chamada 2014 MU69. No início do próximo ano, provavelmente até no dia 1 de janeiro, estará próxima deste objeto e deverá ser capaz de, mais uma vez, quebrar a sua própria barreira.

Dados recolhidos mostram que podemos ser surpreendidos pelas novidades que nos poderão ser transmitidas. Cientistas pensam que podemos estar perto de descobrir uma nova rocha Espacial.

Observando a imagem anterior, identificamos um anel branco que é a cintura de Kuiper que orbita à volta do Sol para lá da órbita de Neptuno. Até à data é um lugar do nosso Sistema Solar que ainda se encontra por explorar. A linha vermelha mostra o trajeto da sonda desde que foi colocada no Espaço até chegar lá.

Na verdade, ambas as sondas Voyager passaram pela cintura de Kuiper numa altura em que ainda não tínhamos conhecimento que tal existia, portanto, nada sabíamos acerca deste local. Ainda assim, já no próximo ano teremos uma oportunidade para explorar e compreender mais alguns mistérios que se encontram por desvendar no Universo.

Exit mobile version