A sonda espacial Blue Ghost, que em breve aterrará na Lua, continua a captar imagens de cortar a respiração a partir da sua posição em órbita da Terra, desta vez sob a forma de um vídeo fascinante.
O nosso planeta aos olhos da tecnologia de ponta
Na semana passada, a Blue Ghost captou uma bela fotografia da Terra, parecia um enorme berlinde azul, mas as últimas imagens mostram a nave metálica em primeiro plano, enquanto metade do mundo brilha atrás dela.
Como podemos ver na publicação abaixo, feita do X, a legenda do vídeo, deixada pela Firefly Aerospace, a empresa que opera o Blue Ghost, revela que esta nave deixará a órbita da Terra em menos de cinco dias.
T-5 days until Blue Ghost says goodbye to Earth! With the accuracy we achieved on our first two burns, we were able to skip the third Earth orbit maneuver. Blue Ghost is already in a good position to perform our trans-lunar injection in just under a week. Our #GhostRiders… pic.twitter.com/lMHpr8ix14
— Firefly Aerospace (@Firefly_Space) February 3, 2025
Diz a Firefly Aerospace:
Com a precisão que alcançámos nas duas primeiras queimas, conseguimos saltar a terceira manobra em órbita terrestre. O Blue Ghost já está em boa posição para efetuar a nossa injeção trans-lunar em menos de uma semana, escreve a Firefly Aerospace.
A Blue Ghost guiar-se-á para a órbita da Lua, onde permanecerá durante cerca de duas semanas até tentar aterrar na superfície lunar a 2 de março.
Falta a imagem que todos esperam: o pôr do sol na perspetiva da Lua
A missão faz parte do programa Commercial Lunar Payload Services da NASA. A missão transporta 10 investigações científicas e demonstrações tecnológicas. Também espera captar a primeira fotografia de sempre de um pôr do sol na perspetiva da Lua.
Mas antes de tudo isso, a Blue Ghost tem de conseguir aterrar com sucesso na Lua, o que se torna ainda mais difícil devido à falta de atmosfera no satélite natural da Terra. No ano passado, uma nave japonesa aterrou de emergência na Lua e perdeu o contacto.
O módulo de aterragem Blue Ghost tem cerca de 2 metros de altura e 3,5 metros de largura e vai aterrar perto de uma caraterística vulcânica chamada Mons Latreille.
Esta missão incorpora o espírito arrojado da campanha Artemis da NASA – uma campanha impulsionada pela exploração e descoberta científicas.
Afirma a administradora adjunta da NASA, Pam Melroy.
Cada voo em que participamos é um passo vital no projeto mais vasto de estabelecer uma presença humana responsável e sustentada na Lua, em Marte e mais além.
Cada instrumento científico e cada demonstração tecnológica aproxima-nos mais da concretização da nossa visão.
Concluiu Pam.