O plano da NASA para construir uma linha de comboio na Lua faz parte do programa Conceitos Avançados Inovadores da agência, que visa desenvolver projetos “tipo ficção científica” para a futura exploração espacial.
O futuro poderá ter comboios na Lua
Um comboio-robô que levita na Lua parece-lhe rebuscado? A NASA não parece pensar assim, uma vez que a agência acaba de dar luz verde a um novo financiamento para um estudo sobre o conceito.
O projeto, denominado “Flexible Levitation on a Track” (FLOAT), passou para a segunda fase do programa Innovative Advanced Concepts (NIAC) da NASA, que visa desenvolver projetos de “ficção científica” para a futura exploração espacial.
O projeto FLOAT poderá resultar no transporte de materiais através da superfície da Lua já na década de 2030, segundo a agência.
Queremos construir o primeiro sistema ferroviário lunar, que proporcionará um transporte fiável, autónomo e eficiente de cargas úteis na Lua. Um sistema de transporte robótico durável e de longa duração será fundamental para as operações diárias de uma base lunar sustentável na década de 2030.
Escreveu o líder do projeto Ethan Schaler, engenheiro de robótica do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, num blogue da NASA.
Levitar não deverá ser o maior desafio
De acordo com o projeto inicial da NASA, o FLOAT consistirá em robôs magnéticos que levitarão sobre uma película de três camadas para reduzir a abrasão da poeira na superfície lunar. As carruagens serão montados nestes robots e mover-se-ão a cerca de 1,6 km/h. Poderão transportar cerca de 100 toneladas (90 toneladas métricas) de material por dia de e para a futura base lunar da NASA.
A NASA planeia enviar astronautas de volta à Lua já em 2026, no âmbito da missão Artemis da agência, e tem como objetivo a criação de uma base lunar permanente para ajudar a futura exploração espacial.
Outros planos NIAC “tipo ficção científica” que passaram à fase seguinte de desenvolvimento incluem telescópios baseados em fluidos e um foguetão movido a plasma.