Pplware

NASA confirma presença de vapor de água na superfície da Europa, uma das luas de Júpiter

Europa, uma das 79 luas de Júpiter, desde há muito que é observada com muito atenção e continua a surpreender os cientistas. Esta tem fornecido novos dados que sugerem ser um dos objetos com mais água depois da Terra. Em 2016, a NASA confirmou que havia sinais de geysers de água na superfície da Europa, apontando para a presença de um possível enorme oceano sob a sua superfície gelada.

Apesar de haver muitas evidências, até hoje não tinha sido possível provar que saiu das fendas do astro. A descoberta está a entusiasmar a comunidade científica.


Há água na Europa de Júpiter

A NASA confirmou a presença de moléculas de água sob a forma de vapor. Portanto, estamos perante informação que fornece novas evidências e permite confirmar a teoria do enorme oceano na Lua Europa.

Este é um indício muito forte que coloca Europa como candidata, tal como Marte, a albergar vida no nosso Sistema Solar.

De acordo com descobertas publicadas na revista Nature Astronomy, a NASA, através do Goddard Space Flight Center, descobriu que na superfície da lua de Júpiter, Europa, há configurações de vapor de água na forma de grandes colunas expelidas dos gritos da superfície.

 

Captado indício de coluna com 2 mil toneladas de água

A equipa de investigadores conseguiu captar a coluna de vapor através de um dos maiores telescópios do planeta, o Observatório W. M. Keck no Havai. Assim, neste equipamento, foi descoberto que a coluna era capaz de libertar mais de 2.000 toneladas de água, o suficiente para encher uma piscina olímpica.

A origem desta coluna de vapor ainda não pode ser confirmada. Contudo, os cientistas referem que poderia pertencer ao suposto oceano de água líquida sob a superfície. Além disso, há também uma teoria que refere poder ser parte de alguns depósitos rasos de gelo derretido sob a superfície da Europa.

Segundo a NASA, o vapor de água foi detetado apenas uma vez em 17 noites de observações não consecutivas. Estas monitorizações ocorreram entre 2016 e 2017. Embora isto confirme a presença de moléculas de água, um dos ingredientes chave para a vida, a sua origem e o que está por baixo desta superfície ainda não pode ser confirmado.

Felizmente, a NASA está a finalizar os detalhes para lançar a missão de exploração ‘Europa Clipper‘. Assim, estará programada para começar os trabalhos em meados de 2020. Conforme revelado, irá ajudar a produzir novos dados e fotografias da superfície da lua. Irá investigar a atmosfera da Europa e analisar os misteriosos geysers.

Posteriormente, após confirmarem que o vapor de água está presente na superfície da Europa, os cientistas explicaram que isto ajudará a compreender melhor o funcionamento interno da lua.

 

Exit mobile version