Pplware

Pela primeira vez, o mundo viu em direto um buraco negro

Hoje, pelas 14 horas, um grupo de astrónomos que comandam uma rede de radiotelescópios de anel planetário chamada Telescópio Event Horizon revelou as primeiras imagens de um buraco negro.

Há alguns anos, a literatura científica, os meios de comunicação e os filmes apresentam simulações computadorizadas, notavelmente sofisticadas e académicas, sobre buracos negros. As imagens de hoje revelaram a coisa real e os cientistas finalmente podem vislumbrar o que parecia ser invisível.


Imagens do primeiro buraco negro alguma vez mostrada

Uma série de conferências de notícias estão a ser realizadas em todo o mundo. Os organizadores do Event Horizon Telescope partilharam links para eventos numa variedade de países e idiomas. Desta forma podemos assistir à conferência de imprensa dos Estados Unidos no site da National Science Foundation ou no vídeo abaixo.

 

Einstein tinha razão!

Os buracos negros são objetos tão densos que nada, nem mesmo a luz*, pode escapar da sua gravidade. Foram previstos pelas equações da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, como foi resolvido pelo físico alemão Karl Schwarzschild em 1915.

Primeira imagem de um buraco negro alguma vez visto pelo mundo.

Esta teoria atribui gravidade à deformação do espaço e do tempo por matéria e energia.

O projeto Event Horizon Telescope publicou há minutos a primeira fotografia de um buraco negro alguma vez captada pelo Homem. Foi hoje mostrado às 14h de Portugal Continental junto de mais seis cidades: Bruxelas (Bélgica), Washington (Estados Unidos), Santiago (Chile), Xangai (China), Taipé (Taiwan) e Tóquio (Japão).

Exit mobile version