Pplware

Cientistas criam mineral capaz de remover CO₂ da atmosfera

A ciência e a tecnologia não param nem tiram férias. Deste modo, estão sempre a surgir descobertas e novidades que alimentam a nossa curiosidade. Recentemente, cientistas encontraram uma forma mais rápida de produzir um mineral capaz de absorver e guardar dióxido de carbono (CO₂).

Chama-se magnesite, também conhecido por carbonato de magnésio e, se for produzido a uma escala industrial, pode abrir várias portas para a remoção de dióxido de carbono da atmosfera. Venha descobrir mais.


Magnesite para preservar o planeta…

Todo o mundo, mais concretamente a comunidade cientifica, está com medo do futuro. Se não colocarmos um travão rapidamente onde é que o planeta Terra, a que ainda chamamos casa, vai parar?

Os investigadores estão trabalhar, e um dos passos mais importantes é remover o excesso de dióxido de carbono da atmosfera e outros gases responsáveis pelo efeito de estufa.

Pela primeira vez, os cientistas explicaram como é que o magnesite se forma a temperaturas baixas. Na verdade, uma tonelada de magnesite formado naturalmente consegue remover meia tonelada de dióxido de carbono da atmosfera. No entanto, a velocidade a que este mineral se forma é muito baixa. O processo de formação, a ocorrer naturalmente à superfície da Terra, demora milhares de anos.

Mas, os cientistas encontraram um processo que consegue acelerar drasticamente a formação de magnesite.

Acelerar o processo…

Os investigadores descobriram que, utilizando micro-esferas de polistireno como catalisador (um catalisador altera a velocidade de uma reação sem ser consumido durante o processo), podiam formar magnesite em apenas 72 dias. Para além disso, as micro-esferas podem ser reutilizadas e o processo é conduzido à temperatura ambiente.

Para já, este ainda é um processo experimental mas precisa de passar rapidamente a ser utilizado para maximizar as nossas hipóteses de vencer o aquecimento global e ajudar a salvar o planeta. Claro que isto por si só não é suficiente. Assim de tudo, o ser humano precisa de se consciencializar que não pode continuar com muitas ações que destroem a Terra.

Acima de tudo, este é um processo relativamente barato e benigno que pode efetivamente ajudar-nos a remover dióxido de carbono da atmosfera.

Exit mobile version