Segundo Stephen Hawking, teremos qualquer coisa como 600 anos para preparar a nossa saída da Terra. Até lá, a NASA continuará a fazer o seu trabalho e a exploração de Marte encontra-se como o próximo grande objetivo. Mas sem energia não há exploração possível.
A NASA está a desenvolver um reator nuclear, o Kilopower, para produção de energia.
Não há quem fique indiferente às investigações espaciais. Tentar descobrir o que existe à nossa volta, por muito que pareça que estejamos sozinhos, é absolutamente fascinante, sendo a NASA uma das grandes impulsionadoras de tanta curiosidade.
Levar o Homem para outros planetas implica que exista energia e, para tal, a NASA já está a testar um pequeno reator nuclear, o Kilopower. Este poderá surgir em diferentes versões, sendo que as menores serão capazes de gerar apenas 1kW de energia e as maiores poderão gerar até 10 kW.
A sua construção tem como base poucas peças de forma a facilitar as reparações durante as viagens espaciais e a energia é gerada através do calor de fissão nuclear.
Prevê-se que este equipamento esteja a funcionar em missões tripuladas a Marte, nas missões previstas para 2030. Esta energia gerada terá como objetivo alimentar a iluminação, aquecimento, purificação de ar ou, até mesmo, produzir combustível para a viagem de regresso.
Fonte: NASA