Pplware

Jeff Bezos quer criar a primeira colónia lunar até 2023

Jeff Bezos, o homem que recentemente substituiu Bill Gates como o mais rico do mundo, está com os olhos postos na lua. O diretor de negócios da empresa aeroespacial Blue Origin, fundada em setembro de 2000, revelou que Jeff Bezos pretende colonizar a lua nos próximos 5 anos.

A missão tem o nome de código Blue Moon e é uma prioridade para a Blue Origin.


Ir para ficar…

No passado mês de maio, Jeff Bezos revelou numa conferência em Seattle os seus planos para conquistar a lua. O dono da Amazon afirmou que está na hora de nós, seres humanos, regressarmos à lua mas com o objetivo de ficar. Assim, criar uma colónia na lua é para Jeff Bezos uma prioridade.

A Blue Origin procura, neste momento, apoio para esta missão e a ideia passa por criar um novo serviço de logística. Para além disso, a empresa de Jeff Bezos já possui tecnologia bastante avançada que deverá permitir a aterragem em segurança de carga de elevada massa na lua.

Jeff Bezos sugere estabelecer a colónia num dos polos da lua, onde a luz solar não atinge diretamente certas crateras que contêm gelo.

Penso que devemos construir uma colónia permanente num dos polos da lua e está na altura de regressar mas desta vez para ficar.

Jeff Bezos

Como é que se prepara uma missão destas?

Preparar uma missão que envolve uma ida à lua para estabelecer uma colónia é um grande desafio. Apesar dos avanços tecnológicos que ocorreram desde a primeira ida à lua em 1969, a dificuldade daquilo que hoje queremos alcançar pode ser ainda maior.

Existe imensos fatores a ponderar e muito equipamento para preparar antes de os seres humanos sequer pensem em passar uma noite na lua. Há equipamento que só pode ser montado à superfície e a Blue Origin pretende confiar essa tarefa à robótica e a avançados sistemas de machine learning.

Apesar da dificuldade, é possível concretizar a missão. Este é um passo muito importante pois a lua poderá tornar-se a base a partir da qual a humanidade conquistará o Espaço.

Na opinião de Jeff Bezos, teremos que deixar o planeta Terra e, ao fazê-lo vamos torná-lo melhor.

Exit mobile version