Pplware

James Webb Space Telescope da NASA tirou a sua primeira fotografia

A NASA lançou o seu James Webb Space Telescope para o espaço no dia 25 de dezembro do ano passado. Além dos dados que já havia enviado para a Terra, o telescópio tirou, agora, a sua primeira fotografia.

A equipa que coordena o telescópio de 10 mil milhões de dólares está “extasiada”.


A NASA deu a conhecer ao mundo a primeira imagem captada pelo James Webb Space Telescope. Na fotografia vê-se a luz de uma estrela, tal como foi refletida por cada um dos segmentos dourados do espelho primário do telescópio. Durante o próximo mês, os engenheiros farão um conjunto de ajustes, por forma a alinhar todos os 18 hexágonos.

A fotografia HD 84406 mostra uma estrela brilhante na constelação da Ursa Maior. Aliás, no céu noturno, ela aparece mesmo à direita da Ursa Maior. A escolha dos cientistas deu-se por não existirem outras estrelas próximas que pudessem perturbar a imagem.

O lançamento do Webb para o espaço foi naturalmente um evento excitante, mas para os cientistas e engenheiros óticos, este é um momento de grande destaque.

Disse Michael McElwain, cientista do projeto do observatório Webb no Goddard Space Flight Center da NASA.

Além disso, revelou que a equipa ficou “extasiada”, uma vez que a imagem representa um marco para um projeto que tem estado em curso há várias décadas.

Uma estrela refletida por cada segmento do espelho primário do James Webb da NASA

Terra já conhece o espaço pela lente do James Webb da NASA

Tendo começado a tirar a fotografia no dia 2 de fevereiro, a NASA revelou que o James Webb apontou para 156 posições, durante 25 horas. Os detetores da câmara de infravermelhos captaram um total de 1.560 imagens que foram reunidas num mosaico com cerca de 2 mil milhões de pixels.

Tomar tantos dados logo no primeiro dia exigiu que todas as operações científicas e sistemas de processamento de dados da Webb aqui na Terra funcionassem sem problemas com o observatório no espaço desde o início.

Revelou Marshall Perrin, cientista adjunto do James Webb e astrónomo do Space Telescope Science Institute.

De acordo com Lee Feinberg, gerente do Webb Optical Telescope, para já, cada segmento do espelho primário está a funcionar como o seu próprio telescópio. Contudo, eventualmente, os espelhos serão inclinados de modo a trabalharem em conjunto, como um único espelho. “Identificámos os 18 pontos, e o passo seguinte é fazer um conjunto deles”, disse o gerente.

Este espantoso telescópio não só abriu as suas asas, como agora abriu os seus olhos.

Disse Lee Feinberg.

Se tudo correr conforme planeado, o James Webb começará a recolher imagens de qualidade para investigação até ao verão.

 

Leia também:

Exit mobile version