No passado dia 6 de fevereiro, a SpaceX, empresa privada do setor Espacial liderada por Elon Musk, efetuou o primeiro lançamento do seu foguetão mais poderoso, o Falcon Heavy. O lançamento foi um sucesso e mostrou que é possível ir mais além na epopeia de tornar o Ser Humano numa Espécie multi-planetária; que é o grande objetivo de Musk e da sua equipa da SpaceX.
Dado que era um lançamento de teste, a SpaceX decidiu colocar um Tesla Roadster a orbitar o Sol. Se tudo correr como planeado, o carro de Elon Musk deverá continuar a seguir esta trajetória. Se é um curioso destas novidades, siga a trajetória do Roadster num novo website que lhe mostramos hoje.
Onde está o Tesla Roadster?
Depois do entusiasmante lançamento do Falcon Heavy e da colocação do Tesla Roadster no Espaço começaram a surgir online várias perguntas online acerca do lançamento e da trajetória que o carro iria tomar. Assim, o engenheiro Ben Pearson, cuja paixão pelo Espaço e sua exploração existe desde o seu terceiro ano de escola, decidiu criar o website whereisroadster.com que permite saber onde, no Sistema Solar, é que se encontra o carro de Elon Musk.
Se estiver interessado em saber, quando estava a escrever este artigo, o Tesla Roadster encontrava-se a cerca de 3.460.000 km da Terra e a circular a uma velocidade de 10.860 km/h. Para além disso, através do Website também é possível encontrar este tipo de estatísticas relativamente a Marte e ao Sol.
O futuro do Tesla Roadster
Após a colocação do Tesla Roadster em órbita do Sol, Ben Pearson, começou a realizar uma série de cálculos e esquemas para tentar determinar a posição exata do carro. No entanto, passado pouco tempo, Elon Musk lançou um esquema a mostrar a órbita que o Roadster deveria tomar e Ben percebeu que os seus cálculos claramente tinham dado diferente dos de Musk porque obteve um resultado final diferente.
Third burn successful. Exceeded Mars orbit and kept going to the Asteroid Belt. pic.twitter.com/bKhRN73WHF
— Elon Musk (@elonmusk) February 7, 2018
No entanto, quem estava errado era Elon Musk (sim, ele também erra).
Assim, agora que sabemos que os cálculos de Ben Pearson estão correto podemos fazer algumas previsões sobre o futuro do Roadster. Graças ao esquema apresentado no site whereisroadster.com sabemos que até 2020, o Tesla de Elon Musk irá passar bastante perto da Terra e de Marte.
Mas uma das passagens do Roadster mais próximas do nosso planeta irá ocorrer em 2091. Na opinião de Pearson, essa deverá ser uma ótima altura para que os amantes do Espaço possam, talvez, recuperar o carro e colocá-lo num museu.
De qualquer modo, o mais provável é que o Roadster continue a vaguear pelo nosso Sistema Solar e que daqui a alguns milhões de anos venha parar à Terra, Marte, Vénus, ou até colida com o Sol.