Já havíamos falado na capacidade dos satélites em filmar e fotografar o que os rodeia. As suas capacidades, possivelmente, estão muito além do que eventualmente o comum dos mortais imagina. Numa foto espetacular, um satélite fotografou, numa perspetiva totalmente nova, a Estação Espacial Internacional.
Estação Espacial Internacional como nunca a vimos
A HEO Robotics, que monitoriza a área em redor da Terra e observa objetos em órbita com sensores baseados no espaço, captou uma imagem impressionante da Estação Espacial Internacional (ISS) utilizando um dos seus satélites.
Os dois objetos moviam-se a 6 quilómetros por segundo um em relação ao outro, tornando a imagem orbital ainda mais notável.
As imagens fora da Terra proporcionam a melhor visão dos satélites no espaço. Captámos esta imagem da ISS enquanto passava sobre o Oceano Índico a partir de um satélite a 69,06 km de distância.
Escreveu a HEO Robotics no X.
Non-Earth imaging provides the best view of satellites in space 🤩
We captured this image of the ISS as it passed over the Indian Ocean from a satellite 69.06 km away. pic.twitter.com/VCf4BW0zOk
— HEO (@heospace) May 13, 2024
A empresa australiana de imagiologia comercial já captou algumas imagens raras de satélites em órbita com a sua própria frota, numa demonstração de imagens de alta resolução utilizadas para manter os clientes informados sobre as atividades espaciais.
Por exemplo, a HEO Robotics obteve imagens do satélite de observação da Terra ERS-2 da Agência Espacial Europeia (ESA) em 14 de fevereiro de 2024. O ERS-2 estava a regressar à atmosfera terrestre após 16 anos de observações científicas.
A ESA certificou-se de que o ERS-2 desceria numa zona de aterragem segura, efetuando dezenas de manobras de desorbitação após o fim da missão em 2011 para o conduzir a uma morte responsável.
E em 2023, a HEO Robotics lançou uma série de vídeos em time-lapse mostrando como a China montou a sua estação espacial de três módulos Tiangong.
HEO Inspect Presents: Assembling The Chinese Space Station 📹
Using our non-Earth imaging capability, we witnessed a story unfold over an 18-month timeframe. Each stage you see was verified with a photo taken from another satellite in space.#MakeSpaceTransparent pic.twitter.com/GKkQFLrpQ4
— HEO (@heospace) August 30, 2023
O vídeo mostrava o módulo central Tianhe a trabalhar sozinho e a receber os cargueiros Tianzhou e a nave espacial Shenzhou com tripulação. Posteriormente, foram acrescentados dois módulos de experiências, Wentian e Mengtian, dando à Tiangong uma forma de “T”.
Utilizando a nossa capacidade de imagem fora da Terra, testemunhámos o desenrolar de uma história durante um período de 18 meses. Cada etapa que vê foi verificada com uma fotografia tirada de outro satélite no espaço.
Publicou a empresa no X.