A Starliner da Boeing está perto de regressar à Terra, sem tripulação. No sábado, um dos astronautas pediu ajuda para perceber a origem de um “ruído estranho” que saía de um dos altifalantes da nave espacial.
No sábado, o astronauta Butch Wilmore alertou o Controlo de Missão da NASA para um inexplicável “ruído estranho” proveniente de um dos altifalantes da Starliner. Esta deverá desacoplar-se da Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS) e fazer a sua viagem de regresso à Terra, sem tripulação, dentro de poucos dias.
No fórum da NASASpaceflight, foi partilhada uma parte da conversa entre o astronauta e o Controlo de Missão, pelo meteorologista Rob Dale, conforme detetado pelo Ars Technica.
O “ruído estranho” começa nos 45 segundos do áudio abaixo. Este ouve-se, após o astronauta Wilmore explicar a situação e admitir desconhecer o que está a provocá-lo.
O astronauta deixou o ruído tocar durante mais alguns segundos, até que o Controlo de Missão perguntou: “Só para ter a certeza de que estou na mesma página, isto está a sair do altifalante da Starliner; não nota mais nada, nenhum outro ruído, nenhuma configuração estranha?” Segundo Wilmore, tudo estava normal.
Para já, a origem do “ruído estranho” é desconhecida.
A nave espacial da Boeing está acoplada à ISS desde o início de junho e os engenheiros têm estado a tentar resolver os problemas que surgiram, entretanto, durante o seu primeiro voo com tripulação. Conforme informámos, os dois astronautas que a compõem, Butch Wilmore e Suni Williams, só regressarão a casa em fevereiro de 2025, numa Crew Dragon da SpaceX.
Atualização (04/09/2024)
Entretanto, a NASA identificou o “ruído estranho” que o astronauta Butch Wilmore relatou estar a ouvir. Este devia-se ao feedback dos altifalantes.
O feedback do altifalante foi o resultado de uma configuração de áudio entre a estação espacial e a Starliner. O sistema de áudio da estação espacial é complexo, permitindo que várias naves espaciais e módulos sejam interligados, e é comum registar ruído e feedback.
Escreveu a agência espacial norte-americana, numa mensagem nas redes sociais, explicando que “o feedback do altifalante, conforme relatado por Wilmore, não tem impacto técnico na tripulação, na Starliner ou nas operações da estação, incluindo o desencaixe da Starliner da estação”.