Há algum tempo que Elon Musk não revela planos ou informação sobre a esperada viagem a Marte. A SpaceX tem desenvolvido o elemento essencial para essa missão única e que marcará um momento chave na humanidade. Agora que a Starship está no bom caminho, o CEO da SpaceX revelou os planos para as primeiras viagens a Marte.
Elon Musk revelou os planos da SpaceX
Elon Musk anunciou que a primeira nave Starship com destino a Marte será lançada dentro de dois anos. Este momento acontecerá durante a janela de transferências de energia mínima entre a Terra e Marte que acontece aproximadamente a cada dois anos. Em outubro começa a deste ano.
A publicação do empresário na rede social X mostra os planos da SpaceX para esse momento:
Estas serão sem tripulação para testar a fiabilidade de aterragem intacta em Marte. Se estas aterragens correrem bem, os primeiros voos tripulados para Marte serão daqui a 4 anos.
A taxa de voo crescerá exponencialmente a partir daí, para construir uma cidade auto-sustentável em cerca de 20 anos. Ser multiplanetário aumentará vastamente a provável esperança de vida da consciência, pois já não teremos todos os nossos ovos, literalmente e metaforicamente, num planeta.
The first Starships to Mars will launch in 2 years when the next Earth-Mars transfer window opens.
These will be uncrewed to test the reliability of landing intact on Mars. If those landings go well, then the first crewed flights to Mars will be in 4 years.
Flight rate will… https://t.co/ZuiM00dpe9
— Elon Musk (@elonmusk) September 7, 2024
O fundador e CEO da SpaceX pensa que tornar a vida multiplanetária, o seu objetivo a longo prazo, é fundamentalmente apenas um custo por tonelada para o problema de Marte. Atualmente custa cerca de mil milhões de dólares por tonelada de carga útil para a superfície de Marte. Isto precisa de ser melhorado para 100 mil dólares/tonelada para construir uma cidade auto-sustentável, pelo que a tecnologia precisa de ser 10.000 vezes melhor, algo difícil, mas não impossível.
Corrida das viagens a Marte começa já em 2026
A SpaceX está atualmente a preparar-se para o quinto voo de Starship. A última missão de teste de junho (ITF-4) foi um grande sucesso, com a Starship e o Super Heavy booster a aterrarem na vertical pela primeira vez.
— Elon Musk (@elonmusk) September 7, 2024
No entanto, o objetivo da próxima missão do ITF-5 é ainda mais ambicioso. A SpaceX está a preparar-se para a aterragem histórica do Super Heavy na torre de lançamento. Supõe-se que utilize as suas “garras” para o apanhar no ar, esperando que este procedimento torne a recuperação futura e a reutilização dos foguetões SpaceX muito mais rapidamente.
A Starship foi inicialmente anunciada em 2016. Conhecido como o Sistema de Transportes Interplanetários (ITS) na altura, visava as primeiras missões não tripuladas em 2022, com os primeiros astronautas em Marte em 2024. Dado o historial de cronogramas irrealistas de Elon Musk, é natural que a linha de tempo tivesse de ser ajustada.