Mesmo com toda a tecnologia que está a ser aplicada na Terra, os planos de Elon Musk para a SpaceX são bem conhecidos: quer levar uma nave desta empresa até Marte e aí iniciar uma colónia.
Tudo está a ser preparado para que esse momento aconteça num futuro próximo, mas sem uma data definida. Elon Musk veio agora a público revelar que a janela de lançamento da primeira missão tripulada a Marte já tem uma data de lançamento e está bem próxima.
SpaceX tem data para viagem a Marte
Muito se tem falado sobre a primeira viagem da SpaceX a Marte e a forma como se vai realizar. O CEO da empresa já avançou várias datas e vários momentos para essa viagem histórica e que marcará mais um passo da humanidade na exploração do espaço.
Depois de várias datas reveladas, Elon Musk apresentou agora a que deverá ser a mais viável de todas para a primeira viagem tripulada até Marte. Segundo revelou, a SpaceX deverá marcar esse momento já dentro de 6 anos, em 2026.
Elon Musk, accepting the @axelspringer award in Berlin, says he is "highly confident" that SpaceX will land humans on Mars "about 6 years from now."
"If we get lucky, maybe 4 years … we want to send an uncrewed vehicle there in 2 years." https://t.co/qYNc464fkP pic.twitter.com/LBDwKG7F1g
— Michael Sheetz (@thesheetztweetz) December 1, 2020
Marte pode até chegar mais cedo
Foi durante uma entrevista dada em Berlim a Axel Springer que o homem forte da SpaceX revelou a nova informação. A confirmar o que já indicara no passado, será na próxima década que a viagem acontecerá, com tudo o que isso implica.
Claro que esta data não está fechada e podem haver alterações, que antecipam a viagem. Elon Musk revelou que caso a sorte esteja do lado da SpaceX esta viagem pode ser antecipada. Assim, esta viagem aconteceria já em 2024.
Elon Musk tem mais informações
Outra informação importante que foi revelada prende-se com uma viagem inicial não tripulada. Esta está também planeada e deverá realizar-se já em 2022. Nesse momento será transportado algum equipamento inicial essencial para as restantes viagens.
Estas janelas de 2 anos não são acidentais ou representam atrasos. Devem-se sobretudo às dinâmicas orbitais. A Terra e Marte estão alinhadas de forma favorável a cada 26 meses, o que é ideal para as viagens interplanetárias.