Pplware

Dormir com plantas no quarto é prejudicial para a saúde? A ciência desmistifica

Ter plantas dentro de casa tornou-se uma tendência popular. Da cozinha à casa de banho e até mesmo ao quarto, as plantas podem ser encontradas em quase todos os cantos das casas modernas. No entanto, há uma crença que persiste: ter plantas no quarto é prejudicial porque supostamente “roubam” oxigénio à noite. Será que esta afirmação é verdadeira?


É preciso separar os factos da ficção

A ideia de que as plantas no quarto podem privar-nos de oxigénio tem sido amplamente divulgada, mas é em grande parte um mito. Embora seja verdade que as plantas absorvem oxigénio durante a noite, isso ocorre a um nível extremamente baixo.

Durante o dia, as plantas realizam a fotossíntese, um processo em que utilizam a luz solar para converter o dióxido de carbono e a água em glucose e oxigénio. Isto significa que libertam oxigénio, o que é benéfico para o ambiente à sua volta.

Á noite, a fotossíntese para devido à ausência de luz. As plantas, como todos os organismos vivos, continuam a respirar, consumindo pequenas quantidades de oxigénio e libertando dióxido de carbono.

O oxigénio que as plantas utilizam durante a noite é insignificante em comparação com o volume total de ar numa divisão. De facto, um animal de estimação, um parceiro ou mesmo um colega de quarto consomem muito mais oxigénio do que qualquer planta. Por isso, o receio de que as plantas possam ter um impacto significativo nos níveis de oxigénio de um quarto é infundado.

Os benefícios das plantas no quarto

Longe de ser prejudicial, ter plantas no quarto pode, de facto, ser benéfico. A ciência demonstrou que as plantas podem melhorar o bem-estar físico e mental.

Se tem hesitado em colocar plantas no seu quarto, fique descansado – não representam qualquer ameaça para a sua saúde. Em vez disso, podem oferecer benefícios, desde melhorar o relaxamento mental até melhorar o ambiente do quarto.

 

Leia também:

Exit mobile version