Um depósito de ouro de alta qualidade, com quase 1000 toneladas métricas do metal precioso, foi descoberto no centro da China, de acordo com a imprensa estatal do país.
Avaliada em cerca de 600 mil milhões de yuans, ou seja, 80 mil milhões de euros, a descoberta pode ser considerada o maior e mais lucrativo reservatório de ouro alguma vez descoberto, ultrapassando as 900 toneladas métricas.
Conforme avançado pela imprensa chinesa, o Gabinete Geológico da província de Hunan anunciou a deteção de 40 jazigos de ouro a uma profundidade de dois quilómetros, no condado de Pingjiang, no nordeste de Hunan, na China.
Só estes jazigos podem conter 300 toneladas métricas de ouro, com modelos 3D a sugerirem que podem ser encontradas reservas adicionais a uma profundidade de três quilómetros. Segundo o investigador Chen Rulin, “muitos núcleos de rocha perfurados mostraram ouro visível”.
Indústria mineira da China já contribui com cerca de 10% da produção mundial
As amostras do núcleo sugerem que cada tonelada métrica de minério pode conter até 138 gramas de ouro. Conforme o Science Alert, trata-se de “um nível extraordinário de qualidade, considerando que o minério escavado em minas subterrâneas é considerado de alto grau se contiver mais de oito gramas”.
A China já domina o mercado mundial do ouro, com reservas consideradas superiores a 2000 toneladas no início de 2024, e a sua indústria mineira contribui com cerca de 10% da produção mundial.
Assim sendo, as descobertas contribuem para um novo aumento do preço do ouro, que já estava a disparar, uma vez que a procura do recurso continua a aumentar.
As amostras recolhidas na periferia do depósito de Hunan, na China, sugerem que este pode estender-se ainda mais do que as previsões iniciais, tornando o reservatório sob o seu solo impressionante.
Globalmente, apesar de as opiniões não serem consensuais, relativamente ao facto de já termos, ou não, atingido o pico do ouro, há especialistas que acreditam que estamos “longe de esgotar as reservas economicamente viáveis”.
Leia também: