As últimas notícias sobre as vacinas para a COVID-19 dão-nos uma enorme esperança. Para Portugal a vacina está prevista chegar em janeiro de 2021, mas como em tudo nesta vida é preciso ter cuidado. A par da logística que já está a ser preparada para entrega da vacina, sabe-se que há também grupos de hackers que querem influenciar negativamente as cadeias de distribuição.
Além disso, há quem se vá querer aproveita desta situação. Nesse sentido, a PSP já lançou um alerta.
Não acreditem nas vacinas que são vendidas na Internet! O apelo é feito pela PSP no dia em que a vacinação contra a COVID-19 começou no Reino Unido e se espera, para breve, a luz verde para os 27 países da União Europeia. Ouvida pela TSF, a comissária Rita Henriques pede aos portugueses que sejam pacientes e que não acreditem em vendas online.
Rita Henriques alerta que a vacina só será disponibilizada em Portugal pelos canais oficiais, ou seja, pelo Serviço Nacional de Saúde. Por isso mesmo, qualquer suspeita de fraude deve ser denunciada à PSP.
O dia de hoje fica marcado pelo início da vacinação no Reino Unido. A vacina da Pfizer foi administrada à primeira pessoa no mundo. Trata-se de uma mulher de 90 anos, residente na Irlanda do Norte. Esta é, assim, a primeira pessoa no Mundo a receber a vacina da Pfizer, fora das condições de testes e experimentos. Desta forma, este é um marco extremamente importante que dá então início ao programa de vacinação em massa no Reino Unido.
A COVID-19 é o nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido confirmados casos em outros países.
Leia também…