Pplware

COVID-19: Infeção aumenta em 60% risco de problemas de saúde mental

Há, infelizmente, uma relação entre a pandemia e a saúde mental! Apesar da pandemia estar a dar finalmente sinais de abrandamento, é verdade que ainda há muito trabalho pela frente, mas na Europa, os países estão a abandonar algumas medidas de combate à COVID-19.

Para quem foi infelizmente infetado, há algumas sequelas que ficam. De acordo com um estudo recente, a infeção aumenta em 60% risco de problemas de saúde mental.


Saúde Mental: transtornos abrangem ansiedade, depressão e intenção suicida

Segundo um estudo científico recente, referenciado pelo JN, as pessoas que recuperaram da COVID-19 têm uma probabilidade significativamente maior de sofrer de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

A investigação é da Universidade Washington e foi publicada na quarta-feira pela revista científica British Medical Journal (BMJ). O estudo concluiu que pessoas que foram infetadas pelo vírus têm 60% mais hipóteses de sofrerem de problemas de saúde mental do que as que não foram.

Os transtornos abrangem ansiedade, depressão e intenção suicida, bem como alteração por utilização de opioides, drogas e álcool, sono e distúrbios cognitivos. O principal autor da investigação, Ziyad Al-Aly, observou que as descobertas “sugerem uma relação específica entre o SARS-Cov-2 e os transtornos mentais”.

As infeções por COVID-19 “provavelmente” contribuíram para mais de 14,8 milhões de novos casos de distúrbios de saúde mental em todo o mundo e 2,8 milhões nos Estados Unidos, estimou Ziyad Al-Aly. “Embora todos tenhamos sofrido durante a pandemia, as pessoas que sofreram de COVID-19 estão muito pior mentalmente. Temos que reconhecer essa realidade”, disse, adiantando que essas condições devem ser abordadas “antes que se tornem uma crise de saúde mental muito maior”.

A saúde mental é um desafio de todos e nesse sentido é importante percebermos se estamos bem. A Escola de Medicina da Universidade do Minho, em colaboração com o seu Centro de Medicina Digital P5, desenvolveu uma plataforma gratuita que permite fazer uma autoavaliação da saúde mental.

A plataforma gratuita ajuda a identificar situações que possam beneficiar de encaminhamento para os cuidados de saúde ou aconselhar a marcação de uma consulta. Esta abordagem está em linha com as boas práticas internacionais no domínio desta área – saber mais aqui.

 

Exit mobile version