Marte tem espevitado a imaginação dos estudiosos, astrónomo, e cosmólogos, que já consideram, para um futuro próximo, a colonização do planeta. A atmosfera marciana é rarefeita, e consiste em 95% de dióxido de carbono, 3% nitrogénio, 1.6% árgon e ainda traços de oxigénio, água, e metano.
Com base nalgumas variáveis do planeta, Marta Flisykowska, investigadora e designer polaca, estima que o clima do Planeta Vermelho e o seu ambiente poderão afetar a forma do nariz humano.
O nariz é importante para colonizar Marte
A atmosfera de Marte é bastante empoeirada, dando ao céu marciano uma cor amarelada quando vista da superfície; dados das sondas já em Marte indicam a existência de partículas suspensas que possuem aproximadamente 1,5 micrómetros.
Além destas particularidades, existem muitas outras que vão influenciar a anatomia do ser humano, assim como o seu comportamento.
Com base em algumas condições climáticas, a especialista Marta Flisykowska estima que o nariz humano, como já mudou várias vezes durante a evolução, poderá ter de se adaptar ao clima deste novo mundo.
Se formos colonizar outros planetas, o nariz vai-se adaptar ao clima do novo território.
Refere a designer Marta Flisykowska.
A designer polaca Marta Flisykowska apresentou os resultados do seu projeto ‘Who Nose’ sobre a adaptação do nariz humano ao clima de Marte.
A autora do projeto mostrou três narizes: um com dois pares de narinas para aquecimento efetivo do ar, outro com uma saia especial para aumentar o volume; e outro mais plano para se proteger do sol. Os detalhes são descritos no Journal of Science and Technology of the Arts.
O nariz humano mudou várias vezes durante a evolução adaptando-se ao clima. Por exemplo, um nariz baixo e largo é típico de adaptação a climas quentes e húmidos durante séculos, e um nariz estreito e alto é comum entre pessoas que vivem em áreas secas e frias.
Se outros planetas forem colonizados, o nariz irá adaptar-se ao clima do novo território, diz esta projetista, assumindo que as pessoas irão respirar sem a ajuda de dispositivos.
O estudo, levou em conta algumas das características mais importantes do clima do planeta vermelho: baixas temperaturas, uma fina atmosfera que permite mais luz solar do que a Terra e outros condicionalismos que têm a ver com a propagação do som numa baixa pressão atmosférica.
Portanto, os narizes humanos precisarão de se adaptar de forma que aqueçam o ar, se protejam do sol e aumentem o volume do som.
Flisykowska criou três modelos diferentes de narizes:
O primeiro tem dois pares de narinas para facilitar o aquecimento do ar que entra e a prática de relaxamento.
O segundo nariz é plano para proteger do sol e também para o uso prolongado de capacetes de proteção.
E o último nariz é equipado com uma “saia” especial, graças à qual o som da voz humana pode ressoar e espalhar-se a uma grande distância.
O ser humano pode respirar na atmosfera de Marte?
Para que a futura colonização de Marte seja viável, seria preciso que houvesse uma quantidade muito maior de gás estufa na atmosfera para manter o clima aquecido.
Usar a atmosfera de Marte como um recurso a ser consumido sem nenhuma intenção de renová-la é algo duvidoso. A respiração direta na atmosfera só será possível após um processo de terraformação.