Os cientistas descobriram como poderiam usar um laser para transmitir áudio. Este áudio pode variar entre discurso ou música e pode ser enviado a uma pessoa de um lado ao outro da sala. A pessoa ouviria o som enviado e sem necessidade de qualquer dispositivo recetor, só mesmo o ouvido. Intrigado?
Vamos conhecer melhor esta nova técnica de comunicação que pode ser absolutamente arrebatadora.
Energia do raio laser envia áudio
A tecnologia permite, juntando o maior conhecimento sobre o corpo humano, explorar novas formas de comunicação. Pode parecer assustador, mas usar um raio laser ao ouvido e receber som… já é possível.
O nosso sistema pode ser usado a alguma distância para transmitir informações diretamente ao ouvido de alguém. É o primeiro sistema que usa lasers que são totalmente seguros para os olhos e a pele para localizar um sinal audível para uma pessoa em particular em qualquer ambiente.
Explicou Charles M. Wynn, investigador do Massachusetts Institute of Technology, em comunicado à imprensa.
Efeito fotoacústico – Como funciona?
Num artigo publicado na sexta-feira passada na revista Optics Letters, a equipa do MIT descreve como desenvolveu dois métodos diferentes para transmitir tons, música e voz gravada através de um laser.
Ambas as técnicas tiram proveito de algo chamado efeito fotoacústico, que é a formação de ondas sonoras como resultado de um material que absorve a luz. No caso da investigação do MIT, este material era vapor de água no ar.
Para um dos seus métodos, os cientistas alteraram o comprimento de várias “ondas” de um feixe de laser na velocidade do som, a fim de codificar diferentes notas sonoras.
Desta forma, a técnica permitiu que transmitissem som para uma pessoa a mais de 2, 5 metros de distância, a um volume de 60 decibéis. Esta mostrou ser a intensidade média de uma música de fundo ou de uma conversa num restaurante.
Por outro lado, no outro método, a equipa codificou uma mensagem de áudio ajustando a potência do feixe laser. Como resultado, referiram esta técnica produziu um resultado mais silencioso, mas mais claro.
Qual será a utilidade desta tecnologia?
Por mais interessante que possa ser enviarmos uma mensagem “secreta” a um amigo no outro lado da sala, ou uma informação a alguém ligeiramente distante de forma impercetível a terceiros, a verdade é que os investigadores têm em mente outro tipo de utilidade.
Desta forma, os cientistas acreditam que levando a acabo mais investigações irão conseguir ampliar a distância de transmissão. Assim, tornarão a técnica útil em situações perigosas, como durante um tiroteio em massa – as autoridades poderiam enviar instruções diretamente aos indivíduos sem que ninguém mais as ouvisse.
Esperamos que isso acabe por se tornar uma tecnologia comercial. Há muitas possibilidades interessantes e queremos desenvolver a tecnologia de comunicação de maneiras úteis.
Concluiu o investigador Ryan M. Sullenberger.
Em resumo, agora em cima da mesa estarão imensos cenários. Isto porque, devido este tipo de comunicação, tem dois pontos concretos: quem envia e quem recebe. Pode assim retirar todos os terceiros no meio destes dois agentes.
Que mais cenários poderíamos vislumbrar desta tecnologia?