Nos últimos anos têm sido feitas algumas descobertas muito interessantes para a humanidade. A mais recente descoberta tem a ver com a possibilidade da existência de água na Lua.
Um grupo de cientistas da China identificaram vestígios de água na Lua, alguns dos quais com origem lunar, segundo revelou a televisão estatal CGTN.
Cientistas conseguiram identificar pelo menos duas fontes de origem de água
Em janeiro o Pplware informava aqui que a Lua poderia mesmo ter água, segundo indicações de uma equipa de cientistas. Agora, os cientistas conseguiram identificar pelo menos duas fontes de origem: água trazida pelos ventos solares e outra autóctone.
Os especialistas basearam-se em informações recolhidas em amostras lunares e em imagens captadas pela missão Chang’e 5, tendo publicado as suas conclusões na revista científica Nature Communications.
A região onde a missão Chang’e 5 pousou continha minerais que apresentavam traços indígenas de hidroxilo, que, composto por um átomo de hidrogénio e um de oxigénio, é o principal ingrediente da água, revela a Lusa.
Os minerais recolhidos pela missão Chang’e 5 têm menos restos de cristal, que os especialistas associam aos ventos solares, uma das possíveis fontes de água na superfície da Lua.
De relembrar que um dos propósitos da missão Chang’e 5, cujo lançamento da primeira sonda aconteceu em 2007, foi justamente investigar a existência de água lunar, um elemento-chave para entender a formação e evolução do satélite natural da Terra.