A Dawn Aerospace, uma empresa que pretende desenvolver aviões espaciais reutilizáveis, realizou com sucesso cinco voos de teste do seu avião espacial suborbital Mk-II Aurora não pilotado em apenas dois dias. Este atingiu altitudes de mais de 1.000 metros.
O Avião espacial Mk-II Aurora pode tornar-se o primeiro avião a alcançar o espaço várias vezes num só dia.
A equipa por detrás dos voos de teste equipou este protótipo com motores a jato de substituição para os cinco voos que tiveram lugar sobre o Aeródromo de Glentanner na Ilha do Sul, na Nova Zelândia.
Mk-II Aurora
Os voos de teste foram realizados para avaliar a estrutura do avião espacial. Os motores a jato de substituição do avião serão eventualmente substituídos por um motor de foguete de combustível líquido, que está atualmente a ser submetido a testes de fogo estáticos.
Assim que o avião espacial estiver equipado com o motor da Dawn Aerospace, atingirá velocidades supersónicas e acabará por voar acima da Linha Kármán a uma altura 100 km, o que significa que viajará através do espaço suborbital. Veja os seus 5 primeiros voos de teste.
A Dawn Aerospace junta-se a uma série de outras empresas com o objetivo de comercializar voos supersónicos, viagens espaciais, e uma combinação de ambas. A Boom Supersonic, por exemplo, está a realizar testes no seu avião XB-1, que é também um demonstrador para a sua estrada comercial supersónica.
O SpaceShipTwo da Virgin Galactic, entretanto, levou recentemente o fundador da Virgin, Richard Branson, ao espaço suborbital e em breve dará início aos voos comerciais de turismo espacial.
A Dawn está concentrada no acesso sustentável e escalável ao espaço e o nosso veículo Mk-II é inteiramente reutilizável. A equipa capturou com sucesso dados extensivos que permitem mais investigação e desenvolvimento sobre a capacidade do Mk-II.
Estou imensamente orgulhoso da nossa equipa de engenharia pela conceção e construção de um veículo que voa maravilhosamente da primeira vez e tal como previsto. Estamos encantados com os resultados e demonstrando uma rápida reviravolta – realizámos cinco voos no prazo de três dias, e dois voos ocorreram a noventa minutos um do outro.
Disse Steffan Powell, CEO da Dawn Aerospace.
O mesmo avião lançado para o espaço, várias vezes num dia
A Dawn Aerospace diz que o MK-II Aurora está a ser testado como demonstrador do seu veículo Mk-III, que será um avião espacial de duas fases a órbita. A empresa pretende eventualmente operar uma frota de aviões espaciais comerciais com numerosos lançamentos diários, permitindo aos viajantes chegar ao seu destino numa fração de tempo. Se conseguir essa proeza, poderá tornar-se a primeira empresa a lançar o mesmo avião para o espaço várias vezes num só dia.